Facepe lança edital junto com o MIT para projetos de pesquisas em todas as áreas das ciências

Recife, terça-feira, 06 de agosto de 2013


A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT-EUA) lançam chamada pública para estimular pesquisadores doutores a apresentarem propostas de projetos de pesquisa em todas as áreas das ciências. O edital de Cooperação Internacional Facepe/MIT (07/2013) pretende apoiar a cooperação científica entre equipes de pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa no Estado de Pernambuco e equipes da instituição norteamericana. 

A data limite para submissão eletrônica das propostas é 23 de setembro de 2013. Elas devem ser apresentadas pelos pesquisadores coordenadores dos projetos, via Internet, simultaneamente, à Facepe (www.facepe.br), pelo coordenador brasileiro, e ao “MIT International Science and Technology Initiatives” – MISTI (http://web.mit.edu/misti), pelo coordenador estrangeiro. 

A Facepe custeará as despesas com o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação, financiando passagens aéreas Brasil-EUA-Brasil, para missões de estudo, de pesquisa e de docência, de curta duração; diárias nos EUA; e seguro-saúde. A Fundação disponibilizou um total de R$ 280 mil para o financiamento, podendo cada projeto solicitar recursos de até R$ 35 mil. O mesmo projeto também receberá apoio financeiro do MIT, no valor de $15 mil. 

Estímulo à pesquisa em cooperação – No âmbito de acordos firmados com outras agências de fomento do Brasil e do Exterior, a Facepe tem buscado ampliar a participação de pesquisadores de Pernambuco em atividades de cooperação científica, mediante o apoio ao intercâmbio de pesquisadores e/ou o cofinanciamento de projetos de pesquisa cooperativa de classe mundial, elaborados e desenvolvidos por grupos de pesquisa de Pernambuco e de outros centros do País ou do Exterior. 

Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Agence Nationale de La Recherche (França), por exemplo, são financiadas pesquisas cooperativas relacionadas à mudança global e à microbiologia-imunologia. Com o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique, Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil (FAPs) são apoiados estudos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) . 

Baixe o edital