Aberta chamada pública de cooperação internacional para apoio a projetos em TICs

Recife, segunda-feira, 05 de agosto de 2013


A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), juntamente com outras Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Brasil (FAPs); o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (INRIA); e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), por intermédio do INS2i – Institut des Sciences de l’Information et de leur Interactions, da França, lançam um edital para apresentação de projetos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). 

O Edital Facepe 06/2013 – Cooperação Internacional Faps/INRIA/CNRS receberá propostas até 17 de setembro de 2013. O público-alvo são pesquisadores doutores, vinculados a instituições de caráter educativo, científico ou tecnológico (públicas ou privadas sem fins lucrativos), situados no Estado de Pernambuco. 

A chamada tem o objetivo de apoiar, de forma complementar, o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, de grande impacto, financiando atividades de cooperação entre pesquisadores de Pernambuco e de outros estados brasileiros, com pesquisadores das duas instituições francesas. 

O apoio permitirá o fortalecimento e evolução institucional das cooperações já iniciadas e a indução de novas cooperações franco-brasileiras. 

As áreas de pesquisa em TICs de interesse do Edital incluem, em particular, o tratamento da informação; a comunicação e o armazenamento da informação; o tratamento de sinais, dos dados e dos conhecimentos; a modelagem e a simulação; as tecnologias de hardware e software; a concepção, a verificação e a otimização de componentes de software; a concepção, o comando e o controle de sistemas complexos; e as interfaces homem-máquina. 

As propostas serão avaliadas em quatro etapas: análise pela área técnica da Facepe; por Consultores ad hoc; análise, julgamento e classificação pelo comitê avaliador; aprovação pela diretoria da Facepe; e conciliação de resultados entre as instituições financiadoras. O Governo do Estado de Pernambuco destinou recursos da ordem de R$ 240 mil para o financiamento dos projetos selecionados. 

Os pesquisadores vinculados a instituições sediadas em outros estados do Brasil devem submeter seus projetos às FAPs copartícipes (veja a lista abaixo) do programa em seus estados. Os proponentes, grupos de pesquisa e especialistas vinculados ao INRIA ou ao INS2i-CNRS devem apresentar a estas instituições propostas de cooperação correspondentes. 

Atualmente, além da Facepe, mais oito Fundações de Amparo à Pesquisa aderiram à chamada conjunta: Fapeg (GO), Fapema (MA), Fapemig (MG), Fapergs (RS), Fapesb (BA), Fundação Araucária (PR), Fapesp (SP) e Faperj (RJ).

Estímulo à pesquisa em cooperação – No âmbito de acordos firmados com outras agências de fomento do Brasil e do Exterior, a Facepe tem buscado ampliar a participação de pesquisadores de Pernambuco em atividades de cooperação científica, mediante o apoio ao intercâmbio de pesquisadores e/ou o cofinanciamento de projetos de pesquisa cooperativa de classe mundial, elaborados e desenvolvidos por grupos de pesquisa de Pernambuco e de outros centros do País ou do Exterior. 

Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Agence Nationale de La Recherche (França), por exemplo, são financiadas pesquisas cooperativas relacionadas à mudança global e à microbiologia-imunologia. Com o Massachusetts Institute of Technology (MIT – EUA), há intercâmbio em qualquer área do conhecimento. 

A Facepe também auxilia a mobilidade de alunos de pós-graduação para estágios em centros de pesquisa fora do Estado.

Baixe o edital