Acadêmica Salete Cavalcanti recebe o título de pesquisadora emérita do CNPq
A premiação é oferecida para pesquisadores que prestaram relevantes contribuições para o Brasil
A professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Salete Cavalcanti, vencedora do Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico (2017) e ex-orientadora do Programa de Bolsas de Pós-Graduação (PBPG) da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), entidade vinculada a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PE), recebe o título de pesquisadora emérita do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) . O reconhecimento, junto à comunidade científica, reflete a importância do conjunto de sua produção acadêmica nas áreas de antropologia rural e sociologia rural.
O prêmio é concedido desde 2005 para pesquisadores que prestaram relevantes contribuições ao país. Ao longo da carreira, a professora Salete Cavalcanti desenvolveu articulações com pesquisadores de universidades de diferentes países da Europa e América do Norte. Seus estudos tratam sobre os atores e a dinâmica das relações entre produtores, trabalhadores, consumidores e distribuidores nas cadeias globais de alimentos. Nos anos 1990, foi uma das precursoras do debate sobre globalização, agricultura e meio ambiente no Brasil.
Também estão entre os principais temas de estudos da professora, o desenvolvimento rural e as sociedades camponesas; as desigualdades sociais; além de trabalhadores migrantes, com ênfase em trabalho e gênero.
Professora titular da UFPE e membro da Academia Pernambucana de Ciências, Salete Cavalcanti, em 2017, recebeu pela FACEPE o prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico, pela contribuição científica e tecnológica de valor para o progresso da sua área do conhecimento, concedido para a área de Ciências Humanas, Letras e Sociais Aplicadas.
“O meu sentimento é de agradecimento às várias pessoas e instituições com as quais realizamos um projeto coletivo acadêmico de contribuição à ciência e de produção de conhecimentos, em resposta as demandas das populações e as melhorias das condições de vida e do bem viver, em todas as suas dimensões. O prêmio é de todos nós. Agradeço a nossa Academia Pernambucana de Ciências, por garantir um espaço importante de debate científico e democrático para o fortalecimento das ciências no estado de Pernambuco”, disse a professora Salete Cavalcanti.
A entrega do prêmio ocorrerá, às 18h, do dia 08 de maio, no auditório da Escola Naval, no Rio de Janeiro. Na cerimônia, também acontecerá a solenidade de apresentação dos novos Membros Titulares e Correspondentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC).