Sai resultado da primeira etapa de avaliação de propostas para o Edital Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero 2013

Recife, quarta-feira, 07 de agosto de 2013


Foram divulgados na edição do Diário Oficial do Estado de Pernambuco, ontem (6), os nomes dos candidatos selecionados na primeira etapa da versão 2013 do edital Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, seleção pública destinada a premiar trabalhos sobre as dimensões de classe social, raça, etnia e geração das mulheres em Pernambuco. 

O edital 03/2013 foi lançado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher. A chamada tem o objetivo de premiar os melhores trabalhos de estudantes do ensino médio, técnico subsequente, graduação e pós-graduação, além dos educadores. Foram apresentadas redações, artigos científicos, relatos ou projetos de experiência pedagógica e roteiros para documentário de curta metragem digital relacionados ao tema. 

A iniciativa é resultado de parceria com as secretarias estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia; as fundações do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e Joaquim Nabuco; além da Companhia Editora de Pernambuco e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 

O Prêmio Naíde Teodósio tem por objetivo estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade. Os trabalhos devem abordar assuntos como violência doméstica e sexista, inserção das mulheres nos espaços de poder, meio ambiente, gravidez na adolescência, ciência, envelhecimento, entre outros. 

As premiações vão desde tablets e auxílios para participação em congressos no País (ACPs) – oferecidos pela Facepe aos professores do ensino médio regular e técnico subseqüentes, ganhadores da categoria “Relatos ou Projetos de Experiência Pedagógica – até valores em dinheiro que podem chegar a R$ 8 mil. O Roteiro para documentário de curta metragem vencedor será premiado com R$ 20 mil, para ser investido na produção do vídeo. Além deste valor, que será concedido pela Fundarpe, o ganhador também terá à disposição equipamentos cedidos pela Massangana Multimídia Produções, da Fundaj. 

Também as instituições de ensino do Estado com maior número de inscrições aceitas serão premiadas com diplomas de reconhecimento institucional, assinaturas da Revista Continente e kit de Produtos Culturais. Todos os trabalhos premiados, inclusive os que obtiverem menções honrosas, serão publicados no Livro do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero – Ano VI. 

A cerimônia de premiação do Naíde Teodósio está prevista para o dia 02 de outubro deste ano. 

Confira a lista com os selecionados.