Projeto de Engenharia aprovado pela Facepe terá recursos adicionais da Apac

21 de dezembro de 2012

Um projeto do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Engenharia Civil, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que teve mérito reconhecido pela Facepe, terá complementação de bolsa financiada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Intitulado “Bases para o Gerenciamento de Recursos Hídricos: Estudos de Processos Hidrológicos e Hidrossedimentológicos, de autoria da Profa. Dra. Suzana Maria Gico Lima Montenegro, o projeto foi recomendado por ocasião da avaliação das propostas ao edital de Apoio a Projetos Institucionais de Absorção de Jovens Doutores na Pós-Graduação (Programa Nacional de Pós-Doutorado/Parceria Capes – PNPD), divulgado no dia 08 de novembro deste ano.

De acordo com o edital, as bolsas PNPD oferecidas pela Capes e Facepe podem ser complementadas com recursos adicionais de terceiros. Para isso, a Apac, por meio de convênio assinado com a Facepe, definiu as áreas e temas específicos nos quais desejava que fossem realizadas pesquisas, e aprovou a complementação de R$ 1,5 mil ao projeto da UFPE, durante um período de 36 meses. A ideia é, com a possibilidade de complementação com recursos de terceiros, tornar as bolsas de pós-doutorado ainda mais atrativas em Pernambuco e desenvolver pesquisas em temas de interesse dos parceiros conveniados.

A pesquisa da Profa. Suzana Montenegro tem como objetivos gerais estudar processos hidrológicos e hidrossedimentológicos em bacias experimentais e representativas no estado de Pernambuco; proporcionar incremento no nível de conhecimento das variações espaciais e temporais de atributos hidrológicos nos sistemas em estudo; e contribuir para elaboração de propostas de gerenciamento dos sistemas.

 Confira o resultado.