Projeto de Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Resíduos é aprovado pela Facepe e Mit  

19 de dezembro de 2012


A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT – EUA), aprovaram, simultaneamente, projeto de pesquisa cooperativa sobre as perspectivas da aplicação da política nacional de resíduos sólidos na Região Metropolitana do Recife. O projeto é de autoria de Lúcia Helena da Silva Maciel Xavier (Pernambuco) e Carlo Ratti (EUA).

A aprovação foi resultado de seleção pública para a execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em cooperação entre pesquisadores vinculados a instituições científicas e tecnológicas do Estado e pesquisadores norte-americanos. A seleção foi realizada por intermédio de análises e avaliações comparativas em 4 etapas: análise pela área técnica da Facepe; em seguida, por consultores ad hoc; análise, julgamento e classificação pelo comitê avaliador; e, por fim, aprovação pelo comitê misto Facepe-Mit.

De acordo com dados do projeto, o gerenciamento ambiental de resíduos sólidos tem sido considerado uma questão de grande relevância em muitos países. Entretanto, os mecanismos de prevenção ainda encontram-se limitados, enquanto a maioria das ações empreendidas se fazem no âmbito de controle da contaminação do meio ambiente decorrente da disposição indevida.

A necessidade de se promover uma recuperação dos resíduos pode ser justificada pela necessidade de se recuperar e poupar os recursos naturais, bem como minimizar a quantidade de resíduo que é destinada a aterros ou lixões. “Como não há uma hierarquia nas formas de destinação, a decisão deve ser tomada de acordo com o estudo particular de cada caso, observando-se os fatores relevantes, analisando-se o ciclo de vida e comparando-se as diversas opções possíveis de destinação de resíduos sólidos e tratamento de efluentes”, revelam os coordenadores do projeto. 

Facepe-Mit - O acordo de cooperação internacional Facepe/Mit tem o objetivo de apoiar a cooperação científica entre pesquisadores de Pernambuco e do instituto norte-americano. O projeto aprovado será financiado com recursos da Facepe no valor global cerca de R$ 35 mil, dentro da modalidade de Auxílio para Projeto de Pesquisa (APQ), da Fundação. 

A proposta aprovada foi encaminhada simultaneamente à Facepe, pelo coordenador brasileiro, e ao “MIT International Science and Technology Initiatives” (MISTI) pelo estrangeiro, via internet.

Confira o resultado.