Facepe republica chamada para o Pappe-Integração – 4ª Rodada

19 de dezembro de 2012

Com o objetivo de apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores de microempresas e empresas de pequeno porte do estado de Pernambuco, a Facepe republicou o Edital 10/2012, de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pappe Integração) referente à 4ª rodada. A chamada vai selecionar propostas empresariais na modalidade de Subvenção Econômica à Inovação.

Para esta rodada, a Facepe receberá propostas de 09 de janeiro até 14 de março de 2013. Elas devem ser enviadas sob a forma de projeto de pesquisa e encaminhadas à Fundação via internet pelo representante legal da empresa proponente, por intermédio do Formulário de Solicitação de Subvenção Econômica a Projeto de Inovação disponível no endereço (http://agil.facepe.br/).

A seleção das propostas submetidas à Facepe será realizada por intermédio de análises e avaliações comparativas. Para tanto, são estabelecidas as seguintes etapas: Análise da proposta pela Área Técnica da Facepe (Enquadramento); Análise por Consultores ad hoc; Análise econômico-financeira; Análise, julgamento e classificação pelo Comitê Técnico; e Aprovação pelo Comitê Gestor Facepe-Finep.

O Pappe Integração visa ao aumento da competitividade das microempresas e empresas de pequeno porte de Pernambuco, especialmente em temas e setores prioritários para o Estado. Para esta rodada, serão reservados inicialmente cerca R$ 4 milhões, com recursos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e Fianaciadora de Estudos e Projetos – Finep.

A subvenção econômica à inovação apóia o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores nas empresas, e foi instituída pela Lei da Inovação (Artigo 17 da Lei nº 11.196 de 21 de novembro de 2005), que considera “inovação tecnológica a concepção de novo produto ou processo de fabricação, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado”.

Confira o edital na íntegra.