Palestra sobre ética e cidadania no ambiente de trabalho foi prestigiada pelos servidores da FACEPE

palestra sobre etica e cidadania no ambiente de trabalho na facepe - 01

O evento foi realizado em parceria com a Controladoria Geral do Estado para promover o Programa de Integridade do Governo de Pernambuco

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PE), em parceria com a Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), promoveu na última terça-feira (20) a palestra voltada para a implementação do Programa de Integridade. A iniciativa, que faz parte do programa Pernambuco Mais Íntegro, foi conduzida pelo diretor de Integridade e Correição, da SCGE, Ricardo Miranda.

WhatsApp Image 2024-05-21 at 10.32.22

O evento teve como público-alvo os servidores e diretores da FACEPE para preparar e engajar a equipe da Facepe nas novas diretrizes de integridade. A iniciativa Pernambuco Mais Íntegro, instituída pelo Decreto nº 54.436, fevereiro de 2023, estabelece a obrigatoriedade de políticas de integridade e compliance em todas as entidades públicas do estado.

Durante a palestra, foram abordados os componentes principais do programa, como a criação de mecanismos de controle interno, a promoção de uma cultura de ética e o fortalecimento da governança institucional. “A ética e a integridade são pilares fundamentais para uma gestão pública eficiente, justa e transparente. Sem o fortalecimento da percepção da importância destes conceitos, a gestão pública corre o risco de cair em práticas corruptas e ineficazes, prejudicando o desenvolvimento social e econômico. Portanto, a cultura da ética e da integridade deve ser cultivada todos dias, para que tenhamos uma gestão pública estadual alinhada às expectativas dos cidadãos.”, afirmou o diretor de Integridade e Correição, da SCGE, Ricardo Miranda.

WhatsApp Image 2024-05-21 at 10.32.16

Entre os benefícios da ação estão a diminuição de riscos de fraudes e corrupção, a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e confiável, a transparência nos processos administrativos e o aumento da confiança da sociedade na entidade. Durante a palestra, também foram destacados os efeitos complementares como proporcionar a eficiência operacional aprimorada, com a implementação de controles e processos bem definidos, a promoção da responsabilidade e transparência na fiscalização e a contribuição para o desenvolvimento sustentável da FACEPE.

A diretora de Gestão Administrativa e Financeira da FACEPE, Márcia Lira, destacou que o momento marca um avanço significativo na busca por transparência e ética institucional. “Hoje foi dado um importante passo para implementação do programa de integridade na FACEPE, uma iniciativa que vai nos direcionar para uma atuação que fortaleça os valores éticos, a transparência e a responsabilidade com a missão da instituição no fomento a ciência e tecnologia em Pernambuco”, enfatizou.

WhatsApp Image 2024-05-21 at 10.32.27