Divulgado o resultado da Chamada MCI – Mobility Confap Italy 2023

WhatsApp Image 2024-05-27 at 14.32.14

 O Programa de Mobilidade Acadêmica, fruto de parceria entre o CONFAP e a Universidade de Bolonha, seleciona projeto de pesquisadora da UPE.

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI) divulgaram o resultado da Chamada MCI – Mobility Confap Italy 2023, um programa voltado para promover a mobilidade de pesquisadores brasileiros para universidades italianas. A chamada, lançada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) em cooperação com a Universidade de Bolonha (UNIBO), contou com a adesão de 19 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil, dentre elas a FACEPE.

O objetivo da Chamada MCI – Mobility Confap Italy 2023 é fortalecer a colaboração científica internacional, apoiando a mobilidade de pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Este programa possibilita que pesquisadores brasileiros desenvolvam projetos de alto impacto em universidades italianas renomadas, promovendo intercâmbio de conhecimento e inovação.

Entre os selecionados, está a pesquisadora Maria Tereza Cartaxo Muniz, da Universidade de Pernambuco (UPE), com o projeto “Latent fingerprint assessment using matrix-assisted laser desorption ionization mass spectrometry for forensic application”, selecionado pela sua contribuição inovadora no campo da aplicação forense através do uso de espectrometria de massa para avaliação de impressões digitais latentes.

De acordo com o diretor de Inovação da FACEPE, Leonardo Ferraz, parcerias entre instituições acadêmicas são importantes para a promoção de ofertas de circulação de pesquisadores por centros de pesquisa espalhados pelo mundo, além de contribuir para a propagação das aprendizagens. Para ele, as parcerias contribuem para a construção de redes de contatos globais, essenciais no mercado de trabalho atual, estimulando a adaptabilidade e a compreensão intercultural. “A mobilidade acadêmica é crucial para o desenvolvimento educacional e profissional dos estudantes. Ela promove o intercâmbio de conhecimentos, experiências culturais e habilidades linguísticas, enriquecendo a formação acadêmica. Além disso, amplia as oportunidades de pesquisa e colaborações internacionais, fomentando a inovação”, concluiu.

Para mais informações sobre a Chamada MCI – Mobility Confap Italy 2023 e seus resultados, acesse o link do site da CONFAP.