Grupo de Pesquisa Voxar Labs do CIn-UFPE conquista três premiações no XI SBGames

14 de novembro de 2012

O Voxar Labs, grupo de pesquisa do Centro de Informática (CIn) da UFPE, conquistou três premiações no XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (XI SBGames). O evento foi realizado em Brasília entre os dias 02 e 04 de novembro e é o principal acontecimento nacional nas áreas de jogos e entretenimento. O trabalho apresentado tem apoio da Facepe.

Com o trabalho “Aplicação da realidade virtual na reabilitação motora”- Ikapp o grupo conquistou as seguintes premiações: Primeiro lugar no festival de jogos na categoria “Games for Change”, Primeiro lugar no festival de jogos na categoria “Outras plataformas” e Menção honrosa ao full paper apresentado no evento: “Development and Evaluation of a Kinect Based Motor Rehabilitation Game”.

“O trabalho apresentado é parte de um projeto de pesquisa multi-disciplinar entre o CIn e o Departamento de Fisioterapia da UFPE, iniciado durante a disciplina de “Projetão” do CIn. Atualmente, o projeto recebe financiamento da Facepe, e já possui um pedido de registro de patente em andamento”, comenta Alana da Gama, doutoranda pelo CIn-UFPE e membro do Voxar Labs.

O trabalho apresentado no evento é dedicado ao desenvolvimento de tecnologias baseadas em realidade virtual para reabilitação motora de pacientes. “O projeto conta com subprojetos voltados para o reconhecimento preciso de movimentos corporais, análise biomecânica de movimentos, avaliação da execução do exercício, configuração terapêutica de sistemas, design de interfaces e desenvolvimento jogos digitais”, explica Alana.

A equipe que desenvolve este projeto é formada pelos integrantes do Centro de Informática: Thiago Chaves, graduando, Daniel Freitas, pesquisador, Alana da Gama e Lucas Figueiredo, doutorandos, além dos professores Cristiano Araújo e Veronica Teichrieb. O grupo também conta com a participação de colaboradores do projeto do Departamento de Fisioterapia: Deborah Oliveira, fisioterapeuta, Maira Souza, Adriana Baltar e Ana Cláudia Cardoso e a professora Katia Monte Silva. 

 

*Da assessoria de Comunicação do Centro de Informática da UFPE