FACEPE/SECTI e Ministério da Pesca lançam edital para programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal

A iniciativa oferece bolsas de iniciação científica para jovens de comunidades pesqueiras artesanais. As inscrições seguem até 20 de junho

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), instituição vinculada Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PE), em conjunto com a Secretaria Nacional da Pesca Artesanal (SNPA), do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), lança o Edital nº 12/2024 do Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal (PIBIC Júnior). As inscrições estão abertas até 20 de junho de 2024 e o edital já está disponível.

O Programa é uma iniciativa do Programa Povos da Pesca Artesanal e visa incentivar a pesquisa entre os jovens das comunidades pesqueiras artesanais para reduzir a evasão escolar e beneficiar a extensão pesqueira, a cadeia produtiva e combate ao racismo ambiental. O projeto está sendo implementado em parceria com 12 Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa (FAPs) do Brasil, dentre elas a FACEPE, e a execução conta com a parceria dos governos Federal, estaduais e municipais, além de organizações sociopolíticas ligadas à pesca artesanal.

Os interessados em participar da ação no território pernambucano devem ter suas propostas submetidas no sistema AgilFAP por professores de Instituições de Ensino Superior (IES) de Pernambuco, em parceria com professores do Ensino Médio da rede pública do estado. Os projetos devem abordar temas relacionados à população que vive da pesca artesanal no Brasil, incluindo o papel das mulheres pescadoras, a cadeia produtiva e o conhecimento tradicional, os territórios pesqueiros, e a cultura e história da pesca artesanal. Outras áreas de interesse são a segurança alimentar, a organização e gestão da pesca, os impactos socioambientais, e as políticas públicas voltadas para essas comunidades.

O objetivo é explorar as diversas dimensões da vida e do trabalho das comunidades pesqueiras artesanais. “Esses jovens serão engajados a produzir pesquisa científica sobre a pesca artesanal, estimulando o interesse e manutenção na escola, evitando, desta forma, a evasão escolar”, destaca a gestora de Programas em Ciência e Tecnologia da FACEPE, Cristiane Ferraz.

Acesse o edital do Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal (PIBIC Júnior) clicando no link abaixo.

Edital_FACEPE_12-2024_Programa_Jovem_Pesca_Artesanal