Facepe realiza simpósio para avaliação do Programa de Apoio à Formação em Línguas Estrangeiras

05 de fevereiro de 2013

A Facepe realiza nesta quinta-feira (07) o “I Pocket Symposium Línguas para Ciências sem Fronteiras: a Cooperação no Comprometimento pelas Línguas sem Fronteiras”. A programação inicia-se às 09h, no Salão Nobre da Fundação – Rua Benfica, 150, Bairro da Madalena – e será aberta pelo diretor-presidente da Facepe, professor Diogo Ardaillon Simões, contando, também, com a presença do diretor científico da Fundação, professor Arnóbio Gama.

O objetivo do encontro é avaliar as ações educativas desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior de Pernambuco (IES) para o desenvolvimento da proficiência em língua inglesa, ação que tem o incentivo da Facepe por meio do programa de “Apoio à Formação em Línguas Estrangeiras para Certificação de Candidatos ao CsF”. Durante o simpósio, a Facepe aproveitará a oportunidade para apresentar o programa a outras instituições elegíveis a participarem da iniciativa.

Desde o início de 2012 a Facepe passou a financiar projetos apresentados por IES do Estado com o intuito de apoiar os estudantes de Pernambuco no desenvolvimento de suas competências em idiomas estrangeiros, visando a facilitar sua adaptação no Exterior quando são selecionados pelo CsF. As propostas das IES enquadram-se no Edital Facepe 01/2012.

Até agora foram aprovados pela Fundação projetos apresentados pela UFRPE, IFPE Sertão – esta, inclusive já está implantando a aplicação de exames de Toefl -, Unicap e UFPE. O projeto apresentado pela Univasf já está sendo avaliado pela Facepe.

“Ficamos muito gratificados em apoiar esses projetos, pois dessa forma ampliam-se as oportunidades de participação de estudantes pernambucanos com bom aproveitamento acadêmico no CsF, através da oferta de cursos de qualidade. Além disso, a iniciativa é um incentivo a atividades de iniciação à docência em línguas estrangeiras com vistas à multiplicação e qualificação de formadores”, declara Diogo Ardaillon Simões. 

O encontro de amanhã, organizado pela Coordenadoria de Fomento da Facepe, conta com o apoio do Departamento de Letras da UFPE. O simpósio é direcionado aos representantes das IES de Pernambuco, tendo como convidados, além dos coordenadores das instituições acima, membros da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), IFPE Caruaru e Universidade de Pernambuco (UPE).

O CsF – O Ciência sem Fronteiras (CsF) é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional de pesquisadores. 

O programa prevê a concessão de até 101 mil bolsas em quatro anos. Um dos maiores desafios para o sucesso do CsF é o domínio de idiomas estrangeiros pelos potenciais candidatos, especialmente os estudantes, pois é necessário que demonstrem um nível estabelecido de proficiência nos idiomas oficiais dos países de destino, comprovado por meio de certificações específicas.