Facepe investiu R$ 10 milhões em projetos de pesquisa de cientistas de Pernambuco mais influentes do mundo
Um estudo divulgado pelo banco de dados Plos Biology revelou que 20 professores da Universidade Federal de Pernambuco estão entre os mais influentes do mundo. Deste grupo, 19 pesquisadores desenvolvem ou já desenvolveram algum projeto com fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.
Somente nos últimos cinco anos, a Facepe investiu mais de R$ 10 milhões em 23 projetos de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação desses cientistas. Além da coordenação e orientação, os recursos públicos foram utilizados na concessão de 137 bolsas de formação (de graduandos a pós-doutorandos). Confira abaixo a planilha de fomento.
Levantamento – Pesquisadores da UFPE mais influentes
A publicação anual do Plos Biology apresenta dois rankings. Um deles revela a contribuição do pesquisador ao longo da carreira e o outro, o impacto de suas contribuições no ano anterior (2019). A lista completa e os critérios usados para o levantamento podem ser vistos aqui.
Fomento em 2020 - Atualmente a Facepe apoia 247 pesquisadores que coordenam auxílios à pesquisa, além de 7.613 estudantes bolsistas de graduação e pós graduação em Pernambuco.