Facepe inaugura as novas instalações do edifício anexo

12 de abril de 2013

Por Marcos da Silva

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) inaugurou no final da tarde dessa sexta-feira, 12, com a presença de autoridades, parceiros e colaboradores, as novas instalações do prédio anexo à sede principal da instituição, na Rua Benfica, Madalena.

Durante a cerimônia, que aconteceu no pátio externo do casarão neoclássico que abriga a Facepe, o secretário da Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, defendeu a estabilidade financeira da instituição, a efetivação do quadro funcional e destacou o crescimento de Pernambuco com a chegada de grandes empresas e eventos como o 5º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Ciência, na próxima segunda, 15 e terça-feira, 16; a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho; o Congresso Mundial de Parques Tecnológicos, em outubro, no Recife; e a Copa do Mundo de 2014.

“O Governo Federal tem dado a sua contribuição com a redução do valor da conta de energia elétrica, que beneficia tanto a indústria quanto o consumidor doméstico, no entanto, é necessário que no próximo um ano e meio das gestões Estadual e Federal haja mais investimentos nessa área. Se o Brasil quiser ser competitivo precisa que mais recursos sejam destinados ao segmento da CT&I”, defendeu Marcelino.

O diretor-presidente da Facepe, Diogo Ardaillon Simões, agradeceu a presença de todos os presentes e não escondeu a sua satisfação em poder usar o novo espaço para acomodar melhor os diversos setores da Fundação e atender com mais conforto os colaboradores e usuários da agência. “Tivemos que abandonar o edifício, pois o teto ameaçava desabar. Agora, vamos colocar o prédio alinhado na medida da gestão que implantamos na Facepe”.

Diogo Simões aproveitou a ocasião para formalizar o pedido de cessão do prédio, que pertence à UFPE, e entregou à professora Solange Coutinho, que representou o reitor da Universidade Federal, Anísio Brasileiro, a Minuta do Contrato de Cessão.

O professor Ivon Palmeira Fittipaldi, coordenador geral da Regional Nordeste do Ministério da Ciência e Tecnologia (ReNE/MCTI) aproveitou a ocasião para falar de sua relação umbilical com a Facepe, onde já exerceu a função de diretor científico. “Pernambuco tem crescido muito na área de pesquisa. Sonho que em breve a Facepe cresça ainda mais e se instale em um prédio maior”.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, o diretor-presidente da Facepe, Digo Simões e a coordenadora de gestão da Fundação, Ana Rosa de Andrade, fizeram a entrega oficial das novas instalações com o corte da faixa inaugural. Após a cerimônia foi servido um lanche aos presentes.

A reforma – Cerca de R$500 mil foram investidos na reforma do edifício anexo da Facepe. Os trabalhos realizados incluíram impermeabilização, demolição de paredes, montagem de novas estruturas elétrica e hidráulica, desobstrução de esgoto, troca do piso, construção dos novos banheiros e de uma copa/cozinha.

O edifício tem dois pavimentos – térreo e primeiro andar – e conta com 14 salas, além de duas baterias de banheiros e uma copa/cozinha. Na nova área passa a funcionar os setores de desenvolvimento do Ágilfap; tecnologia da informação; almoxarifado; prestação de contas; atendimento aos pesquisadores e bolsistas; finanças; apoio administrativo; importação; controladoria; desenvolvimento de pessoas; registro de pessoas; arquivo e uma sala para as reuniões da Comissão Permanente de Licitações e Comissão de Tomada de Contas Especiais. Lá, trabalharão 34 funcionários.

Também estiveram presentes à inauguração do edifício anexo da Facepe: o secretário executivo de Ciência e Tecnologia, José Bertotti; a secretária da SBPC, Rejane Mansur; o diretor-científico da Facepe, Arnóbio Gama, a diretora de Inovação da Fundação, Fátima Cabral; amigos e colaboradores.

Confira fotos na página da Facepe no Facebook e Twitter