Facepe divulga resultado de avaliação de edital de Mudanças Ambientais e Sociedades

19 de abril de 2013

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) divulga o resultado do Edital 01/2013, de pesquisa cooperativa em Mudanças Ambientais e Sociedades, parceria com a Agence Nationale de la Recherche (ANR), da França. A Facepe informa que não houve propostas apresentadas, em resposta à chamada, dentro do período estabelecido.

A seleção de projetos, apresentados dentro do tema, por pesquisadores vinculados a uma das instituições, tem o objetivo de apoiar estudos sobre os impactos das mudanças ambientais e sua relação com o desenvolvimento econômico e social.

De acordo com o Edital, as propostas precisam ser aprovadas simultaneamente pelas parceiras (Facepe e ANR), condição necessária para a aprovação final, segundo os procedimentos e os critérios indicados nos termos da chamada de propostas.

O Edital de Cooperação Internacional Facepe/ANR (01/2013) faz parte dos acordos firmados entre a fundação pernambucana, a congênere Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a agência francesa. Desde 2008, as instituições parceiras lançaram cinco chamadas conjuntas de propostas, havendo nesse momento nove projetos de pesquisa cooperativa em andamento, envolvendo equipes de Pernambuco, São Paulo e França.

Em 2013, os eixos temáticos escolhidos para o edital foram mais amplos que os das chamadas anteriores, enfatizando ao mesmo tempo as questões relacionadas à dinâmica das sociedades humanas e à superação das limitações atuais da ciência ambiental.

São quatro eixos: variabilidade climática regional e previsibilidade em escalas mensais/decenais, visando às geociências e incluindo a física e a biogeoquímica; alterações do solo e da água nas escalas regionais, visando às geociências e às ciências da vida; questões de conhecimento em Ciências Humanas e Sociais visando a todas as demais disciplinas; e pesquisas para soluções integradas mais eficazes, visando a projetos interdisciplinares e as suas implicações.