Facepe e Seplag realizam 1º encontro de bolsistas e orientadores de projetos apoiados pelos dois órgãos

Recife, quinta-feira, 26 de setembro de 2013


Reunidos na tarde desta quinta-feira (26), representantes da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) receberam mestrandos e doutorandos que foram contemplados com as complementações, pela pasta estadual, das bolsas oferecidas pela Fundação. O evento marcou o primeiro encontro de bolsistas e orientadores com gestores dos dois órgãos governamentais. 

Os projetos de mestrado ou doutorado foram selecionados pela Seplag para receber a complementação em razão de sua aderência aos temas definidos pela Secretaria como relevantes para subsidiar a gestão pública estadual. O encontro teve o objetivo de iniciar um acompanhamento pela Seplag dos projetos que ela apoia, em parceria com a Facepe, bem como propiciar aos bolsistas e orientadores uma maior aproximação e acesso às informações e estratégias da administração pública que possam ser úteis a seus projetos. 

“A Seplag está muito entusiasmada com esta parceria com a Facepe. É uma excelente oportunidade para aproximarmos a Academia da gestão pública, e esses bolsistas têm muito a contribuir com este modelo de gestão diferenciado implantado em 2007 e que hoje já é conhecido nacional e internacionalmente”, declarou Maurício Cruz, secretário Executivo de Modelo e Gestão da Seplag. 

São seis projetos apoiados, sendo quatro de doutorado: “Implantação de Empreendimentos Industriais Estruturadores no Estado de Pernambuco e a Integração de Empresas Estrangeiras nas suas Cadeias de Suprimentos” (Daniela Didier Nunes Moser – orientador: Walter Fernando Araújo De Moraes); “Limites e Possibilidades da Participação Social na Segurança Pública” (Rany Matos Barbosa Cauas – orientador: José Luiz de Amorim Ratton Júnior); “Um Modelo de Priorização de Zonas de Segurança Pública na Cidade do Recife” (Débora Viana e Sousa Pereira – orientadora: Caroline Maria de Miranda Mota); “Impactos das Políticas Públicas Sociais e do Mercado de Trabalho sobre as Desigualdades de Renda Justas e Injustas de Famílias Residentes no Pernambuco e no Nordeste: Uma Abordagem Quantílica” (Daniella Medeiros Cavalcanti – orientador: Francisco de Sousa Ramos). 

Os dois projetos de mestrado apoiados são: “Políticas Públicas de Educação e Tecnologias Educativas: Uma Análise sobre o Programa Aluno Conectado” (Gabriela Carvalho da Nóbrega – orientadora: Silke Weber); “Mapeamento de Riscos na Cadeia de Confecções: o Caso do APL do Agreste Pernambucano” (Milka Sousa de Medeiros – Orientador: Adiel Teixeira de Almeida Filho). 

“Esta parceria com a Seplag foi muito bem sucedida, pois nós conseguimos selecionar trabalhos de altíssimo nível nesta que é uma iniciativa praticamente inédita no Brasil”, revelou o diretor científico da Facepe, Arnóbio Gama. 

Convênios A parceria Seplag/Facepe faz parte de um convênio que permite que empresas interessadas em estimular a realização de projetos de pesquisa em nível de mestrado e doutorado, em áreas/temas específicos de seu interesse, possam alocar recursos adicionais para projetos apoiados pela Fundação, a fim de complementar o valor da bolsa a ser paga. A iniciativa da Seplag espera com isso atrair o interesse da comunidade científica e inspirar trabalhos de pós-graduação voltados para tais temas.