Artigo sobre pesquisa financiada pela Facepe é destaque no RSC Advances

Recife, quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Os autores demonstraram que podem construir no computador proteínas artificiais com fins de diagnóstico e vacinais

O artigo intitulado “De novo design of immunoreactive conformation-specific HIV-1 epitopes based on Top7 scaffold”, de autoria de Isabelle F. T. Viana, Thereza A. Soares, Lucianna F. O. Lima, Ernesto T. A. Marques, Marco A. Krieger, Rafael Dhalia e Roberto D. Lins, recentemente publicado no RSC Advances, recebeu uma nota de destaque no blog da Royal Society of Chemistry.

O artigo foi o número 1, de 5 escolhidos como “hot paper”, dentre um total de 144 artigos em química medicinal. No texto, os autores demonstraram que podem construir no computador proteínas artificiais com fins de diagnóstico e vacinais.

A pesquisa tem financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), por meio de um auxílio à pesquisa, concedido ao Professor Roberto Dias Lins, do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O trabalho conta ainda com a colaboração do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães e da University of Pittsburgh.

Uma das proteínas desenvolvidas na pesquisa tem grande potencial vacinal. Atualmente os pesquisadores estão realizando mais estudos de caracterização biofísica desta quimera. Os resultados preliminares sugerem que vale a pena testá-la “in vivo”.


Mais detalhes