Divulgado resultado final da chamada para ofertas de Bolsas de Iniciação Científica

Recife, sexta-feira, 09 de agosto de 2013


A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), por meio de seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, divulgou, nesta sexta-feira (09), o resultado final com a lista dos beneficiários do Edital PIBIC 2013. Ao todo, 360 bolsas serão concedidas, entre renovações e bolsas novas. 

As renovações foram julgadas pela Comissão Avaliadora da 17ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe – realizada de 11 a 14/06/2013, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE – com base na avaliação da apresentação oral dos projetos em andamento. 141 bolsas foram renovadas e 219 serão concedidas a novos bolsistas. 

A Comissão Avaliadora elaborou, ainda, uma lista de espera contendo, pela ordem da pontuação recebida, os projetos que poderão vir a ser apoiados caso haja desistência. O período para implantação das bolsas aprovadas (renovação e novas), incluindo a entrega da documentação impressa na Facepe, terminará no dia 23 de agosto 2013. As bolsas não implantadas – por quaisquer motivos – no prazo indicado, serão canceladas, e convocados os candidatos ainda não contemplados, de acordo com a respectiva lista de espera da área que necessitar remanejamento. 

As Bolsas de Iniciação Científica da Facepe são direcionadas a estudantes de graduação de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) situadas no Estado de Pernambuco. As propostas de projetos são apresentadas pelos seus orientadores. 

O edital PIBIC/Facepe 2013 trouxe duas importantes novidades. A primeira é que as propostas dos orientadores atuantes como tutores dos projetos institucionais do Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico da Facepe – programa dedicado a apoiar o ingresso e a permanência, nas universidades públicas, dos mais destacados alunos egressos da rede pública de ensino – receberam uma pontuação adicional com o intuito de premiar sua disponibilidade em aceitar esses alunos. 

A outra novidade é que a Facepe reservou 5% da quota de bolsas para projetos oriundos de instituições que não têm quota do Programa de Iniciação Científica do CNPq, e que atingiram pontuação suficiente para recomendação dentro da respectiva área de conhecimento.

O PIBIC – O objetivo do PIBIC é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, visando ao avanço do conhecimento científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento. Podem participar do programa IES onde exista comprovada atividade de pesquisa científica e tecnológica, com instalações próprias e ter no seu corpo de funcionários, pesquisadores com produção científica significativa. 

Os alunos candidatos devem estar regularmente matriculados do primeiro ao penúltimo período na instituição e ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades de pesquisa. As bolsas BIC são de R$ 400,00 mensais, e os selecionados devem expor resultados parciais ou finais da pesquisa na Jornada Anual de Iniciação Científica da Facepe. 

Ainda de acordo com o edital, também são reservados 20% da quota de bolsas para projetos que contribuam para a interiorização das atividades de pesquisa, ou seja, para projetos comprovadamente realizados no interior de Pernambuco. 

Baixe o resultado