Facepe lança editais para incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em saúde pública

Recife, sexta-feira, 09 de agosto de 2013


A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) está com dois editais abertos com o objetivo de incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em saúde pública em temas prioritários para o Estado. As chamadas PPSUS – Rede (13/2012) e PPSUS – Pernambuco (08/2013), que recebem propostas de projetos de pesquisa até 09 de setembro de 2013, buscam promover a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Parceria da Facepe com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ministério da Saúde (MS) e CNPq, as duas chamadas foram pensadas para receber propostas de projetos no âmbito do “Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde”, do Governo Federal. Os editais PPSUS – Rede (13/2012) e PPSUS – Pernambuco (08/2013) são complementares, e induzem pesquisas em linhas temáticas diferentes. Ambos são destinados a pesquisadores doutores vinculados a instituição científica ou tecnológica situada no estado de Pernambuco. 

Atendendo à demanda da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES), a Facepe disponibilizou a 3ª rodada do PPSUS Rede incluindo o tema “Dengue”, dentro do eixo temático “Doenças Negligenciadas”. Para esta rodada serão disponibilizados R$ 3,2 milhões. O PPSUS – Rede (13/2012) receberá projetos em dois Eixos Temáticos. O primeiro, definido pelo MS, orienta o programa para apoiar pesquisas em subtemas bem definidos na área de gestão em saúde, a fim de subsidiar a organização de redes regionais de atenção à saúde. No segundo eixo, definido pela SES, são apoiadas pesquisas nas linhas de interesse do SANAR – Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas. 

A outra chamada, o PPSUS Pernambuco (08/2013), induz pesquisas em três temas específicos: “Vigilância de Doenças e Riscos à Saúde Individual e Coletiva”, “Atenção à Saúde” e “Inovação Tecnológica em Saúde”. Estes temas englobam assuntos diversos como água para consumo humano, DST/AIDS, doenças entre trabalhadores e na população do entorno dos pólos tecnológicos industriais do Estado, doenças crônicas não transmissíveis, câncer, saúde mental, exposição à radiação em imaginologia e radioterapia, entre outros. 

As linhas temáticas foram estabelecidas com base nos resultados da “Oficina de Prioridades para o PPSUS em Pernambuco”, realizada no último mês junho. Para esta chamada serão disponibilizados R$ 2,4 milhões. As propostas para ambos os editais devem ser apresentadas, simultaneamente, via Internet, para os sistemas informatizados AgilFap, da Facepe (http://agil.facepe.br/), e SISC&T – Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde do Ministério da Saúde (http://portal2.saude.gov.br/sisct/), além da entrega de documentação impressa complementar à Facepe. 

Programa Pesquisa para o SUS – Visando a contribuir para o incremento científico e tecnológico em saúde no País e para a redução das desigualdades regionais nesse campo, o Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – Decit/SCTIE/MS, vem desenvolvendo atividades de fomento descentralizado à pesquisa nos estados da federação, por meio do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em saúde – PPSUS. 

O objetivo geral do Programa é apoiar o desenvolvimento de pesquisas que visem a contribuir para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira e para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde. O PPSUS envolve parcerias no âmbito federal e estadual. No nível federal participam o Ministério da Saúde, por meio do Decit, que é o coordenador nacional do Programa, e o CNPq, que é a instituição responsável pelo gerenciamento técnicoadministrativo do PPSUS em nível nacional. Na esfera estadual em Pernambuco operacionalizam e cofinanciam o programa a Facepe e a Secretaria Estadual de Saúde – SES. 

Confira os editais PPSUS – Rede (13/2012) e PPSUS Pernambuco (08/2013)