Concluída a 2ª Rodada do edital SDEC/Polito

17 de outubro de 2012

A comissão avaliadora da Facepe analisou as propostas institucionais apresentadas por universidades sediadas em Pernambuco e aprovou a concessão de mais 10 bolsas a estudantes de Engenharia Mecânica para formação no Instituto Politécnico de Torino, na Itália. Os estágios de graduação-sanduíche em Engenharia Automotiva, têm início em março de 2013, estendendo-se por um período de 18 meses.

O edital 10/2011, de Apoio a Programas de Formação em Engenharia Automotiva em Parceria com o Politecnico di Torino – SDEC-Polito, é uma parceria da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC). Serão concedidas, nesta segunda rodada, 5 bolsas para estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e 5 para a Universidade de Pernambuco (UPE), no valor total de R$ 588,50 mil, para o exercício de 2013 e 2014.

A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação firmado em 2011 entre o governo de Pernambuco e o “Polito” – Politecnico di Torino – considerando a provável instalação de indústria automobilística de grande porte em Pernambuco, ano que vem, e a ausência, no Estado, de formação específica na área. O financiamento total é de R$ 950 mil, provenientes do Tesouro Estadual e oriundos do orçamento da SDEC, referentes ao exercício de 2011, 2012, 2013 e 2014.

Na primeira rodada do Edital 10/2011,  a Facepe concedeu 10 bolsas de estudo aos alunos de engenharia das universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e de Pernambuco (UPE). “O programa é de grande importância para o Estado, pois financia, além das bolsas de cooperação técnica, seguro-saúde para os estudantes participantes e docentes em missão de curta duração, passagem aérea Recife-Milão-Recife para ambos, e diárias de hotel para os professores em viagem de curta duração”, explica Rúbia Oliveira, gestora de Programas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Facepe.


O Polito – O Instituto Politécnico de Torino é uma das principais universidades técnicas da Europa, oferecendo programas acadêmicos em todos os níveis nos campos da Engenharia, Arquitetura e Design. Está entre as 100 melhores universidades técnicas do mundo (a melhor na Itália, de acordo com o Ministério Italiano da Universidade e Pesquisa) e é reconhecido mundialmente como um centro de alta qualidade para a educação e pesquisa

Confira aqui o resultado