Divulgado resultado final do Edital de Monitoria em Divulgação Científica

16 de outubro de 2012

A Facepe concluiu o processo de avaliação das propostas para o Edital “Apoio a Atividades de Monitoria em Divulgação Científica nos Museus e Centros de Ciência de Pernambuco Facepe – Sectec” (Edital 14/2012). Foram recomendadas pela comissão avaliadora a concessão de quotas de bolsas da modalidade Bolsa de Cooperação Técnica (BCT) a seis projetos, que receberão recursos da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco num valor total de cerca R$ 390 mil para os exercícios de 2012 e 2013.

Os coordenadores de cada projeto aprovado terão o prazo máximo de 30 dias para implementação da bolsa, contados a partir da publicação deste resultado no Diário Oficial do Estado – DOE.

O edital é uma parceria da Facepe com a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Sectec) que apóia Centros e Museus de Ciência – vinculados a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos de Pernambuco, federais, estaduais ou municipais que realizem exposições e outras atividades de divulgação e difusão das ciências – na qualificação para obtenção de apoio a atividades de monitoria, na forma de quotas de bolsas.

Divulgação e Educação Científica em Pernambuco é um dos seis projetos aprovados. Proposto pelo Espaço Ciência, ele tem o objetivo de dar suporte à presença de monitores, tanto para acompanhar as visitas quanto para apresentar as ações itinerantes e os programas de ensino do Espaço. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife, teve aprovados dois projetos, um de Apoio à Atividade de Monitoria no Museu de Ciências Nucleares, e outro do Museu de Minerais e Rochas: Agentes de Popularização da Cultura Científico-Tecnológica.

O primeiro tem como objetivo geral contribuir para a construção de uma visão crítica e contextualizada da sociedade, a partir de uma fundamentação teórico-prática das aplicações das radiações nucleares. A iniciativa contribui, também, para despertar vocações científicas nos jovens participantes do projeto, estimulando o bom desempenho acadêmico e a escolha profissional consciente.

Já o projeto do Museu de Minerais e Rochas tem o intuito de implementar uma rotina de atividades didáticas a serem realizadas em escolas de nível fundamental e médio, além de incrementar as visitas agendadas no próprio museu.

O projeto de Monitoria no Centro de Ciências do Agreste Meridional de Pernambuco (Ceciam- UFRPE/Garanhuns) tem como missão fazer com que a ciência, a tecnologia e a inovação sejam inseridas dentro da cultura local de forma que as ferramentas e metodologias ligadas a esses temas façam parte do pensar e do fazer da população na região do Agreste Meridional do Estado de Pernambuco.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Campus de Serra Talhada, apresentou o projeto “O Sertão Vai Virar Mar”: Promoção de Atividades de Divulgação Científica do Museu Interativo de Oceanografia no Município de Serra Talhada. Este projeto apresenta como proposta a manutenção das atividades de monitoria local e itinerante do MO/UAST com o objetivo de continuar oferecendo à população um museu moderno, repleto de ferramentas tecnológicas que ajudem a contar a história da oceanografia e o entendimento da dinâmica do ambiente marinho, sempre com foco na atualidade e nas contribuições para a sociedade como um todo.

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) também teve um projeto aprovado: “Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco: 25 anos promovendo a educação e a preservação patrimonial”, tem como ênfase a prática pedagógica com forte atuação junto às escolas e ao público estudantil, promovendo a discussão de temas como pré-história de Pernambuco, importância da arqueologia e da preservação patrimonial, com o objetivo de estimular jovens e adultos a atuarem ativamente na valorização do nosso patrimônio cultural a partir do conhecimento da nossa pré-história e da nossa história.

O Edital 14/2012 – O edital de “Apoio a Atividades de Monitoria em Divulgação Científica nos Museus e Centros de Ciência de Pernambuco Facepe – Sectec” busca apoiar atividades de monitoria em divulgação científica que propiciem a instalação e o fortalecimento de espaços científico-culturais, como centros e museus de ciência, planetários, jardins zoobotânicos, parques de ciência e instituições similares, visando a promover a expansão e a melhoria de suas ações, tendo como finalidade aprimorar a divulgação e popularização da cultura científico-tecnológica junto à sociedade e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino das ciências.

Clique aqui para acessar o resultado