Aberta chamada pública em parceria com Instituto Serra Pilheira

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) convida pesquisadores(as) a participarem da sétima chamada pública lançada pelo @institutoserrapilheira. Esta iniciativa prevê um investimento mínimo de R$ 21 milhões destinados ao pagamento de bolsas e financiamento de pesquisas, valor que poderá ser ampliado com aportes de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), inclusive a FACEPE.

A chamada é voltada para cientistas em início de carreira que concluíram o doutorado recentemente, possuem vínculo permanente com instituição de pesquisa brasileira e atuam nas áreas de ciências naturais, ciência da computação ou matemática. Os critérios incluem: ter sido contratado(a) pela primeira vez como docente ou pesquisador(a) entre 1º de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2023 (prazo estendido em até dois anos para mães), e ser autor(a) principal de pelo menos duas publicações de impacto na área.

Os projetos devem buscar responder a questões fundamentais, com hipóteses claras e métodos definidos para testá-las. Os resultados precisam ter potencial para promover avanços relevantes no campo de atuação. Além disso, o(a) proponente precisa demonstrar os riscos conceituais, metodológicos e técnicos da pesquisa.

O objetivo é ampliar o apoio a jovens pesquisadores(a) por meio de: cofinanciamento entre Serrapilheira e FAPs de projetos selecionados pela chamada; ou aporte unilateral das FAPs a projetos finalistas não contemplados pela limitação orçamentária do Instituto.

Mais informações sobre condições de participação, regras e critérios de seleção podem ser obtidas no edital completo, disponível no site do Instituto Serrapilheira. O período de inscrições será de 4 a 25 de janeiro de 2024.

Saiba mais:

https://serrapilheira.org/ano/chamada-publica-no-7-2023-ciencia/