17ª Jornada de Iniciação Científica é aberta na UFPE

Recife, terça-feira, 11 de junho de 2013

Desta terça-feira, 11, até a próxima sexta, 14, 380 trabalhos de estudantes e pesquisadores serão apresentados

 

Por Marcos da Silva

O diretor-presidente da Facepe, Diogo Ardaillon Simões, abriu nesta terça-feira, 11, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, a 17ª Jornada de Iniciação Científica Pibic/Facepe. Até a próxima sexta-feira, 14, das 8h30 às 17h, a Jornada, que este ano comemora o Ano de Cooperação pela Água e tem como tema “Água, fonte pela vida”, abre as portas aos alunos e pesquisadores de diversas instituições do Estado para apresentarem seus trabalhos.

“A iniciação científica é um programa criado no Brasil que tem eficácia comprovada ao longo dos anos. No caso da Facepe, a Jornada é a culminância desses projetos, o momento onde eles são apresentados ao público e aos avaliadores. A nossa mais recente chamada concedeu 360 novas bolsas de iniciação científica, que serão implantadas em agosto”, destacou Simões.

Ao todo, 12 órgãos participam da 17ª Jornada de Iniciação Científica: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade do Vale do São Francisco (Univasf); Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip); Fundação Hemope; Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); Faculdade Vale do Ipojuca (Favip); Faculdade Damas da Instrução Cristã (Fadic); Centro de Pesquisas Ageu Magalhães e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Juntos, eles exibirão 380 trabalhos nas áreas das ciências agrárias, biológicas, da saúde, humanas, exatas, sociais aplicadas, além de linguística, letras, artes e engenharias.

Abertura – Na cerimônia de abertura da Jornada estiveram presentes o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, José Almir Cirillo; o diretor científico da Facepe, Arnóbio Gama; o pró-reitor de pesquisa da UFPE, Francisco Ramos; o diretor de pós-graduação da Univasf, Mateus Matiuzzi da Costa; o coordenador da comissão organizadora da Jornada e professor da UFRPE, André Lavorante; o coordenador-geral da UPE, Marcos Japiassu; a pró-reitora de pesquisa e inovação do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Anália Ribeiro; o diretor do Centro de Pesquisas Ageu Magalhães, Sinval Brandão Filho.