Workshop estreita cooperação científica entre Brasil e EUA

 

Nos próximos dias 16 e 17 de março, o Recife sediará o Workshop “CINEMA“ - Consórcio para Inovação em Nanotecnologia, Energia e Materiais, programa de Cooperação Brasil – Estados Unidos. O evento é realizado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) e promove a pesquisa e inovação nas áreas de nanotecnologia e energias renováveis, com o objetivo de aumentar o grau de internacionalização do Brasil em áreas de interesse tecnológico. O evento ocorrerá a partir das 09h, no Mar Hotel, Zona Sul da Cidade. O Workshop será prestigiado pelo diretor-presidente da FACEPE, Abraham Sicsu.

O “CINEMA” tem o objetivo de promover, no ano de 2015, a ida de vinte Pós-Doutores brasileiros para laboratórios de cinco Instituições Norte-Americanas de referência, promovendo um ambiente favorável à formação de parcerias, troca de informações, resultados associados à fronteira da pesquisa e inovação da nanotecnologia que também se relacionada à energia renovável, levando a aumentar o grau de internacionalização do Brasil em áreas de interesse tecnológico.

Dentre as estratégias de desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), a nanotecnologia se destaca por ser uma plataforma tecnológica inovadora de natureza transversal, atuante na fronteira do conhecimento, impactando praticamente todos os setores econômicos que demandam desenvolvimentos tecnológicos inovadores. Inúmeros produtos hoje no mercado são baseados em nanotecnologias. Tais produtos são desenvolvidos para variados setores: saúde, meio-ambiente, agronegócio, energia, entre outros.

O desenvolvimento de materiais e dispositivos para melhorar a relação custo-benefício e a eficiência de energia renovável tem se mostrado de fundamental importância para o desenvolvimento de novas células fotovoltaicas, baterias e células combustíveis. A iniciativa estadunidense de nanotecnologia (NNI) tem em torno de 65% de seus recursos anuais alocados em programas e projetos para o setor de energia, tamanha é a importância do desenvolvimento das nanotecnologias para o setor.

A cooperação Brasil-Estados Unidos em Nanotecnologia é estratégica para o desenvolvimento de materiais, dispositivos e processos para o aumento da eficiência e a diminuição do custo da conversão e armazenamento da energia solar no Brasil. Em um país tropical, com alta insolação e vasta área, o investimento em pesquisa que leve à obtenção de células solares de menor custo e maior eficiência é estratégico. O Brasil depende largamente da geração hidrelétrica de energia que tem a capacidade de geração diminuída nos períodos de seca. O barateamento da conversão e armazenamento de energia solar diminuiria o uso de energia gerada por termelétricas, que têm alto custo e grande impacto ambiental.

O programa CINEMA foi desenvolvido para promover a interação de grupos de pesquisa brasileiros e estadunidenses para que colaborem em projetos de pesquisa em nanotecnologia para o setor de Energia Renovável. A primeira chamada do programa irá contemplar, anualmente, 20 pós-doutores que irão desenvolver pesquisa nas seguintes instituições: National Renewable Energy Laboratory (NREL); Stanford University; Massachusetts Institute for Technology (MIT); University of Colorado Boulder; e Colorado School of Mines.

Todas as instituições participantes do programa têm nível de excelência mundial e poderão contribuir de modo efetivo para o desenvolvimento profissional dos pós-doutores contemplados. A bolsa a ser paga pelo programa Ciência sem Fronteiras aos contemplados será complementada pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs). O Workshop a ser realizado, em Recife, pelo LMNano/CETENE, marca o lançamento do programa de cooperação e promoverá a integração de pesquisadores e estudantes dos dois países, além da discussão dos temas para projetos de pesquisa desenvolvidos em colaboração binacional.

O evento deverá atender um público de 100 pessoas, entre acadêmicos brasileiros e estadunidenses, estudantes de graduação e de pós-graduação. Acadêmicos dos dois países terão a oportunidade de definir temas de mútuo interesse para projetos em colaboração.

 

MAIS INFORMAÇÕES: 

http://sciencepolicy.colorado.edu/cinema/

http://www.eventick.com.br/workshop-cinema-consorcio-inov

*Com informações da organização do evento