Universidade de Toulouse inaugura escritório de representação na UFPE

Foi inaugurado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na última terça-feira (22), um escritório de representação da Universidade de Toulouse (França) em toda a América Latina, que funcionará de forma permanente dentro do Campus Recife, na sede do Centro de Estudos e Ensaios em Riscos e Modelagem Ambiental (Ceerma).

A Antena Toulouse, que teve o espaço e a estrutura cedidos pela UFPE, oferecerá um cargo de professor visitante da instituição francesa, que desenvolverá suas aulas e pesquisas além de contatos entre universidades, laboratórios, pesquisadores e professores-pesquisadores, a fim de favorecer a cooperação internacional e a colaboração no âmbito do ensino e da pesquisa.

Inspirada em acordos entre a França e o Brasil, assinados nos anos de 1967 e 1996, a Antena representa mais um passo na cooperação técnica e científica entre a República Francesa e o Estado de Pernambuco. “Muitos pesquisadores pernambucanos passaram pela Universidade de Toulouse e ainda mantêm cooperação com ela”, afirmou Marie France Barthet, presidente da Comunidade das Universidades e Estabelecimentos de Toulouse. Segundo ela, Pernambuco e a Região de Midi-Pirineus – onde se situa a instituição francesa – se encontram em franco desenvolvimento econômico, o que foi, também, um dos motivos para a escolha da UFPE para a instalação da Antena.

A cerimônia de inauguração da Antena contou com a presença de pesquisadores ligados tanto à UFPE quanto à Universidade de Toulouse e também de autoridades, como o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro; o embaixador da França no Brasil, Denis Pietton; o presidente da Região Midi-Pirineus, Martin Malvy; o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Diogo Simões, entre outros.

Doutorado em Microbiologia – Biotecnologia pelo Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse e professor adjunto do Departamento de Bioquímica da UFPE, Diogo Simões participou do processo de instalação da Antena desde o início, tendo representado, em dezembro do ano passado, o então secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, na assinatura do protocolo de intenções junto ao reitor da Universidade de Toulouse III, Bertrand Monthubert, e ao reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, protocolo que resultou na criação do escritório.

“Vai ser uma experiência muito enriquecedora, pois poderemos não só reforçar a participação dos estudantes pernambucanos no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) como também intensificar o intercâmbio de alunos de pós-graduação, fortalecer a pesquisa cooperativa e criar formações de nível técnico em áreas e temas estratégicos para o Estado”, comemorou Simões.

Após a inauguração, a comitiva seguiu para um hotel na Zona Sul do Recife, onde foi aberto o “1º Seminário Grandes Desafios em Pesquisa e Formação: Pernambuco – Universidade de Toulouse”. O encontro, que contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, José Bertotti, reuniu pesquisadores em torno de ateliês temáticos e discussões de ações concretas para a consolidação da parceria acadêmica, empresarial e de inovação entre as duas regiões.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFPE
Fotos: Passarinho/Ascom-UFPE