Seminário Horizon 2020 recebe pesquisadores na Facepe

2015_11_09_09_17_55_ProShot

O evento promovido pela Facepe reuniu pesquisadores interessados em competir como parceiro no edital Rise. O seminário contou com a participação da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco – Secti -, Lúcia Melo, o presidente da Facepe, Abraham Sicsu,  diretor da Representação Nordeste do MCTI, José Bertotti, o adido cultural da França, Ernst Guillaume, o professor Romildo Toledo  -COPPE/UFRJ- e a pesquisadora do IRD e visitante da UNB, profª Marie Paule Bonnet.

Lúcia Melo, ao dar as boas vindas aos participantes, destacou a importância do encontro para a internacionalização da pesquisa em Pernambuco como prioridade do estado. Para a Secretária, devemos fazer com que a cooperação internacional aconteça não só no financiamento da pesquisa, mas também no desenvolvimento de projetos com outras organizações.  O presidente da Facepe, Abraham Sicsu, reforçou ainda a preocupação da Fundação com os editais internacionais para que haja uma maior presença dos pesquisadores nesse sentido.

O primeiro convidado, Guillaume, apresentou aos presentes um panorama do Rise 2020 e reforçou a importância da cooperação internacional e do consulado como elemento essencial para a pesquisa. “Ela não pode ser pensada sem a cooperação e não possuem diferenças entre os países: todos necessitam da cooperação internacional de pesquisa”, afirmou. O adido abordou ainda sobre como conseguir um financiamento do Rise, as características do edital e sua organização.

Logo após, Dr. Romildo Dias – Coppe/UFRJ – falou sobre o pesquisador brasileiro e o envolvimento no empreendimento de editais internacionais e a pesquisadora do IRD – Marie Paule Bonnet, conversou sobre o Rise 2020 e a inclusão de parceiros brasileiros.