Secti divulga resultado do Prêmio Miguel Arraes de Inovação Inclusiva

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI), através da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), anunciou na tarde desta terça-feira (15/12) o resultado do Prêmio Miguel Arraes de Inovação Inclusiva. O projeto do Serviço de Tecnologia Alternativa – Serta – de filtro de baixo custo para desinfecção de água no semiárido foi o primeiro colocado e receberá o valor de R$ 10 mil reais. A coordenação da Secti recebeu seis propostas de organizações não governamentais (ONGs) e incubadoras de empreendimentos econômicos solidários do estado. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 28 de dezembro.

A premiação tem como objetivo estimular, reconhecer e premiar experiências exemplares de desenvolvimento de tecnologias que apresentem potencial efetivo de melhorar o processo produtivo, a produtividade e a qualidade de vida das pessoas no estado de Pernambuco. A Comissão Julgadora foi formada por professores da UFRPE, UFPE, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e por um membro da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), órgão ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Confira as premiados:

1º lugar - SERTA-UV FILTRO DE BAIXO CUSTO PARA DESINFECÇÃO DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO

Instituição: Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa

Objetivo: contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos habitantes das zonas rurais do semiárido nordestino, que normalmente não tem acesso à água tratada, por meio da desinfecção da água disponível para consumo humano, a nível residencial (local), garantindo água potável de qualidade para suas famílias.

2º lugar - ESTAÇÃO MULTIPROPÓSITO DE PESQUISA DA CADEIA PRODUTIVA DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS

Instituição: INCUBATECS/UFPE – Incubadora de Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Pernambuco

Objetivo: subsidiar a elaboração de pesquisas voltadas para melhoria de produtos e serviços destinados aos empreendimentos na cadeia de plantas medicinais e fitoterápicos; abastecer o Centro de Saúde Alternativa da Muribeca (CESAM) com insumos vegetais, quando necessário; e fomentar a incubação de novos empreendimentos formados por jovens.

Menção Honrosa - BANHEIRO REDONDO/SISTEMA INTEGRADO DE SANEAMENTO BÁSICO

Instituição: Diaconia

Objetivo: garantir às famílias das zonas rurais do semiárido acesso ao saneamento básico, através da implementação do Banheiro Redondo, tecnologia social de baixo custo, rápida execução e ecologicamente sustentável, contribuindo para a saúde, redução das desigualdades sociais e promoção da dignidade dessas famílias na sua convivência com o semiárido.

Asscom SECTI