Reunião na FACEPE discute projetos de apoio à gestão de desempenho em CT&I

WhatsApp Image 2023-06-27 at 11.04.31A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) prmomoveu, nesta terça-feira (27), no Salão Nobre, uma reunião de acompanhamento dos projetos aprovados no âmbito do edital 31/2022 – Apoio à Gestão de Desempenho da Facepe no Financiamento à CT&I. Os coordenadores apresentaram seus objetivos e detalharam as propostas originais, além de fornecer atualizações sobre o andamento da execução dos projetos.

WhatsApp Image 2023-06-27 at 11.09.35A reunião contou com a presença da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro; da gerente de Comunicação Científica da Secti, Ana Cláudia Santos; e do cientista de dados Leonardo Lima, ambos da Diretoria de Ciência da SECTI. A reunião teve como objetivo principal alinhar os objetivos e metas de cada projeto com a FACEPE e a SECTI.

Representaram a Facepe a diretora presidente Fernanda Pimentel; a gestora  de Programas em CTI Cristiane Araújo; e o assessor da presidência Jayme Ribeiro.

O valor global do edital foi de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais). Os projetos visam estruturar critérios e indicadores para apoiar o processo decisório estratégico da FACEPE, contribuindo para o desenvolvimento de CT&I nas instituições em funcionamento no estado.

Um dos projetos apresentados foi o de Luciana Hazin, que propõe a criação de uma estrutura de objetivos para a FACEPE, levando em consideração fatores como impactos econômicos, ambientais e sociais, avanço científico e tecnológico, popularização da ciência, multidisciplinariedade e contribuição para diversos setores de atuação.

Patrícia Takako Endo destacou subsídios, a partir da mineração de dados, modelos computacionais e métricas de avaliação, para aprimorar futuros editais, visando uma distribuição mais equitativa das propostas e dos recursos, com o objetivo de democratizar o conhecimento. O estudo também influenciou a implementação de duas novas políticas públicas da FACEPE: um ciclo de visitas e workshops em regiões de desenvolvimento carentes de apoio e a criação de um edital específico para escolas técnicas.

Marcos Galindo ressaltou a importância de ampliar o conhecimento sobre o fomento à ciência e tecnologia em Pernambuco. Seu projeto “Memória do Fomento à Ciência em Pernambuco” busca contribuir para o entendimento do sistema de pesquisa, ciência e tecnologia da FACEPE por meio da análise de dados e da integração da memória institucional e científica.

WhatsApp Image 2023-06-27 at 11.09.38Edson Filho apresentou um projeto de reestruturação e atualização do AgilFAP, sistema utilizado pela FACEPE. O objetivo é criar uma nova camada de acesso aos dados das pesquisas apoiadas pela Fundação, melhorar a confiabilidade e segurança das informações, e implementar um Data Server para a gestão de indicadores de CT&I, permitindo a geração de relatórios e dashboards para acompanhamento estratégico.