Projetos de mestrado e doutorado de bolsistas da Facepe recebem complementação financeira de terceiros

29 de abril de 2013

Edital de bolsas de pós-graduação da Facepe prevê a colaboração de parceiros na formação de pesquisadores

Por Marcos da Silva

Três projetos de mestrado e outros três de doutorado, contemplados com bolsas de estudo da Facepe, passam a receber uma complementação financeira oferecida pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e Secretaria de Planejamento do Estado de Pernambuco (Seplag), no valor de R$600 e R$900, respectivamente. A seleção foi feita com base na aderência dos projetos à área ou tema específico de interesse das duas instituições.

O comitê de avaliação da Apac selecionou o projeto de mestrado “Impactos das Mudanças Climáticas e Antrópicas sobre a Manutenção e Preservação do Bioma Caatinga, em Diferentes Escalas Espaciais e Temporais”. Já a Seplag aprovou “Mapeamento de Riscos na Cadeia de Confecções: O Caso do APL do Agreste Pernambucano” e “Políticas Públicas de Educação e Tecnologias Educativas: Uma Análise sobre o Programa Aluno Conectado”, também de mestrado.

Para o doutorado, a Apac vai complementar as bolsas da Facepe para os projetos “Estruturação do Processo de Negociação para Gestão de Recursos Hídricos”; “Alterações na Pluviometria Decorrentes da Expansão da Região Metropolitana do Recife e seus Impactos no Manejo de Águas Pluviais Urbanas”. Pela Seplag, haverá complemento à bolsa do projeto de doutorado “Um Modelo de Priorização de Zonas de Segurança Pública na Cidade do Recife”.

A bolsa complementar para o mestrado tem vigência de 24 meses e a do doutorado possui abrangência de 48 meses. Os recursos, previstos no item 4.2 do Edital 17/2012, que trata da Concessão de Bolsas de Pós-Graduação Stricto Sensu para o 1º semestre de 2013, contemplam projetos que solicitaram bolsa complementar e foram submetidos aos comitês gestores das instituições.

O Acordo de Coooperação entre a Facepe e a Apac permitiu que nove projetos, aprovados por mérito pela Fundação, fossem apresentados ao comitê gestor.  A Seplag recebeu 41 postulações. Ao final das avaliações a Apac contemplou três delas e a Seplag, outras três.

Recursos de terceiros - As bolsas para cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e de pós-doutorado oferecidas pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) podem ser complementadas com recursos adicionais de terceiros. A Fundação convida empresas privadas ou públicas, institutos de pesquisa, instituições de educação superior, fundações universitárias, organizações não-governamentais e outras entidades a entrar na parceria.

É uma oportunidade para os parceiros definirem as áreas ou temas específicos nos quais desejam que sejam realizadas pesquisas altamente qualificadas, tendo como contrapartida um complemento às bolsas da Facepe. A ideia é, com os recursos de terceiros, tornar essas bolsas ainda mais atrativas em Pernambuco e desenvolver pesquisas em temas de interesse dos parceiros conveniados.

As ofertas de recursos adicionais de terceiros funcionam mediante assinatura de convênio com a Facepe, que pode ser realizado em qualquer época do ano.

Para maiores detalhes acessar o edital de bolsas de pós-graduação (https://www.facepe.br/modules.php?name=News&file=article&sid=403), e as propostas de complementação atuais (www.facepe.br/pub_files/INSTITUICOES_RecAdicionais.pdf.) ou enviar e-mail para rubia.oliveira@facepe.br.

Confira o resultado