Projeto apoiado pela Facepe de combate à pobreza extrema foi finalista de prêmio da Unesco

Com apoio do Edital nº 11/2021-FACEPE- Contribuição da Ciência e Tecnologia para Redução da Extrema Pobreza em Pernambuco e coordenado pelo professor Erbs Cintra de Souza Gomes, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), o projeto “Nas Ramas da Esperança” é um dos finalistas do prêmio @pactocontrafome, patrocinado pela @unesco, que reconhece anualmente iniciativas de combate à fome e ao desperdício.O objetivo do projeto é combater a insegurança alimentar e a desnutrição em Pernambuco, por meio da implantação de um banco de multiplicação e distribuição de variedades de batata-doce biofortificada (processo de cruzamento de variedades que amplia o valor nutricional do produto colhido).

WhatsApp Image 2023-10-27 at 14.27.40 (1)Contando com apoio da Rede BioFORT (coordenada pela Embrapa), os resultados do projeto começaram com o atendimento a 25 famílias no Sertão Pernambucano e a implantação de quintais produtivos. Rapidamente, o projeto escalou fortemente seus resultados, impactando mais de 1.200 agricultores, com mais de 270 mil ramas-sementes distribuídas em 125 municípios de nove estados brasileiros.

Só em Pernambuco, o projeto chegou a 33 municípios, entregando 175 mil ramas-sementes entre agricultores, contribuindo com o combate à fome e a melhoria da segurança alimentar. Isso decorre do trabalho que gerou considerável aumento da produtividade da planta e do valor nutricional de seu produto, bem como pela ampla disseminação territorial.

A FACEPE se orgulha por apoiar o projeto e parabeniza pelo reconhecimento de alcançar a fase final da premiação!