Política Nacional de Resíduos Sólidos em debate na UFPE

Recife, quarta-feira, 26 de junho de 2013

Nesta quarta (26) e quinta-feira (27), a UFPE e a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) promovem o I Fórum sobre Adequações à Política Nacional de Resíduos Sólidos em Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco, com o objetivo de discutir a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (12.305/2010) na UFPE, UFRPE, Univasf, Universidade de Pernambuco, Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), IFPE e CPqAM.

O evento acontecerá no auditório professor Paulo Rosas, da Adufepe, no Campus Recife da UFPE, tendo início às 14h. Os organizadores do evento destacam que a programação está mantida mesmo com a realização do jogo do Brasil na tarde desta quarta-feira.

Serão criados, a partir do evento, Grupos de Trabalho Temáticos para elaborar as ações necessárias à implantação de Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em cada campus. Será formalizado um acordo setorial entre as instituições, finalizando com a assinatura de um Termo de Adesão entre seus representantes e dos órgãos fiscalizadores (Ministério Público e CPRH) e de financiamento (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe).

O público-alvo são professores, técnicos, alunos e usuários das unidades acadêmicas e administrativas das instituições de ensino superior públicas do Estado.

Na programação de hoje (26), constam palestras da secretária de Meio Ambiente do Recife, Cida Pedrosa, às 16h; do secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, às 16h45. No dia 27, das 8h30 às 12h, será realizada mesa-redonda sobre o tema Gerenciamento de Resíduos em Expansão, com os professores Rômulo Menezes (UFPE), Karine Magalhães (UFRPE) e Múcio Banja (UPE); com representantes do Itep (engenheiro Fernando Gomes Monteiro Neto), do CPqAM (Janaína Miranda), e da Univasf e do IFPE.

À tarde, haverá mesa-redonda sobre o tema Desafios para os Programas de Gerenciamento de Resíduos, com representantes do Ministério Público, Facepe e da CPRH (Waldecy Farias).

 

*Com informações da assessoria de comunicação da UFPE