Pesquisadores vêm à Facepe participar de Seminário sobre trabalhos financiados pelo Pronex

06 de maio de 2013

Financiamento de R$4,5 milhões da Facepe tornaram possível a realização das pesquisas

 

Por Marcos da Silva

Nesta segunda-feira, 6, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), recebeu a visita de dez pesquisadores do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), que vieram participar do Seminário Final de Avaliação dos seus trabalhos, inscritos no Edital 8/2006. O referido Edital teve recursos da Fundação no valor de R$4,5 milhões e complementou a bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“É um financiamento de maior porte que os pesquisadores de Pernambuco têm para pesquisadores de excelência do núcleo de ponta da produção. Este programa beneficia pesquisadores do Estado, altamente qualificados e aprovados pelo CNPq”, destaca o diretor-científico da Facepe, Arnóbio Gama.

Para uma comissão composta por três avaliadores, cada um dos profissionais de diversas áreas do conhecimento tiveram meia hora para apresentar os seus trabalhos. O professor Roberto Quental Coutinho, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), resumiu aos presentes suas pesquisas intituladas “Núcleo para prevenção e controle de riscos geológico-geotécnicos e hidrológicos na Região Metropolitana do Recife”. Durante sua explanação, Coutinho ressaltou a importância do conhecimento do solo dos morros da Região Metropolitana do Recife (RMS) para a prevenção de catástrofes como a que ocorreu na região serrana do Rio de Janeiro, em 2011.

“A Facepe tem sido um instrumento fundamental para promover um futuro baseado na exigência do século XXI (ciência, tecnologia e inovação) e para a manutenção dos projetos de pesquisa científica”, defendeu o professor Maurício Domingues Coutinho Filho.

Presenças - Estiveram presentes na Facepe para apresentar seus trabalhos ao Seminário Final de Avaliação do Pronex: Fernando Luís de Araújo Machado (Núcleo de Excelência em Materiais Nanoestruturados (NMN); José Fernando Thomé Jucá (Redução dos gases de efeito estufa através do aproveitamento do biogás proveniente de aterros de resíduos sólidos); José Luiz de Lima Filho (Carcinogênese relacionada a HPV e cofatores); José Roberto Rios Leite (Informação e caos: fundamentos e aplicações); Lúcio Hora Acioli (Física atômica, óptica quântica e metrologia); Mário Takayuki Kato (Núcleo de Tecnologia e tratamento e reuso de efluentes e lodos (Nutrel); Maurício Domingues Coutinho Filho (Modelagem de processos e fenõmenos físicos em materiais e sistemas complexos); Roberto Quental Coutinho (Núcleo para prevenção e controle de riscos geológico-geotécnicos e hidrológicos na Região Metropolitana do Recife); Teresa Bernarda Ludemir (Desenvolvimento de sistemas hídricos inteligentes) e Valderez Pinto Ferreira (Faixas móveis e sua evolução petrológica, isotópica e tectônica: a porção oriental da Província Borborema, Nordeste do Brasil). 

Compartilhe no Facebook, Twitter