Pesquisadores bolsistas da FACEPE publicam artigo na Universidade de Cambridge

WhatsApp Image 2024-04-18 at 10.30.12

A publicação valoriza o desenvolvimento dos estudos agrícolas financiados por instituições de ensino e pesquisa cooperando para o progresso da ciência

Um grupo de pesquisadores vinculados ao projeto Inovação em Sistemas Integrados de Produção (GINTEGRA), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da University of Florida e da University of Alberta (Canadá), publicaram neste mês de abril o artigo “The distance from tree legumes in silvopastoral systems modifies the litter in grass-composed pastures” no The Journal of Agricultural Science da Universidade de Cambridge, da Inglaterra. O estudo contou com financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PE), além da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

O estudo analisa o efeito das leguminosas arbóreas gliricidia e sabiá em pastagens de capim braquiária. Os resultados mostram que o capim braquiária cresce menos próximo às árvores leguminosas, com maior serapilheira e teor de nitrogênio nas áreas próximas às árvores.

A equipe é composta por um grupo diversificado de pesquisadores, composto por Amanda Maria Gallindo dos Santos, ex-bolsista do Programa de Bolsas de Pós-Graduação (PBPG), e José Carlos Batista Dubeux Junior, atual orientador do mesmo programa; Mércia Virginia Ferreira dos Santos, atual bolsista de Bolsas de Fixação ao Pesquisador (BFP); Naligia Gomes de Miranda e Silva e Suellen Brandão de Miranda Costa, ambas ex-bolsistas de Bolsas de Cooperação Técnica (BCT); Diego de Lima Côelho e Janerson José Coelho, ambos ex-bolsistas de Bolsas de Fixação ao Pesquisador (BFP); Bárbara Marcélia Martins de Oliveira, ex-bolsista de Iniciação Científica (BIC); e Valéria Xavier de Oliveira Apolinário, ex-coordenadora de Auxílio a Projeto de Pesquisa (APQ).

Segundo Cristiane Ferraz, gestora de Programas em Ciência, Tecnologia e Inovação, da FACEPE, o artigo demonstra como as bolsas da Fundação, em suas diferentes modalidades, contribuem para o fomento e consolidação de grupos de pesquisa. “São fomentos que formam desde alunos de graduação até coordenadores de projetos de ponta, viabilizando a execução de temáticas relevantes, fortalecendo a interiorização do Estado e gerando publicações científicas de impacto internacional”, destaca.

A FACEPE dispõe de um conjunto de editais temáticos que patrocinam iniciativas de desenvolvimento acadêmico, por meio da pesquisa e extensão, priorizando projetos que atendem aos objetivos do desenvolvimento sustentável e visando o desenvolvimento do Estado. Em 2023, foram 20 chamadas lançadas, totalizando 3083 bolsas e 1100 auxílios ativos.

Para ler o artigo, acesse o link