Nota de Falecimento

17 de dezembro de 2012

O estado de Pernambuco acaba de perder umas das pesquisadoras da maior importância para a Ciência, Tecnologia e Inovação. A Profa. Suely Lins Galdino, membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, faleceu neste domingo (16), vítima de um  acidente vascular cerebral. O corpo foi velado no Real Hospital Português, em Recife, e enterrado no Parque das Acácias, em João Pessoa (PB). A Facepe lamenta profundamente a perda e compartilha a dor do marido, Prof. Ivan Pitta, e de suas duas filhas Marina e Maíra.

A Profa. Suely deixa um legado inestimável para a área das Ciências Farmacêuticas. Nos últimos anos atuando como bolsista de produtividade em pesquisa 1A do CNPq, Suely Galdino era graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutora de Estado em Ciências Farmacêuticas (Docteur d´Etat en Sciences Pharmaceutiques) pela Université Joseph-Fourier de Grenoble I, França.

Integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica (INCT_if), exercendo a Coordenação da Dimensão 2 Formação de Recursos Humanos, era Professora Titular da UFPE, tendo sido coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da instituição entre os anos de 2005 e 2008. Coordenava o Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica da UFPE desde 2008, representando a Área Biológica/Saúde. Era, também, membro do Conselho de Administração do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep-OS). Foi Coordenadora Adjunta da Área da Farmácia na Capes e membro da Comissão Executiva da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), sendo atualmente sua Presidenta.

A pesquisadora tinha experiência na área de Farmácia, com ênfase em Química Farmacêutica (Medicinal), atuando principalmente nos seguintes temas: desenho, síntese e avaliação da atividade biológica de moléculas das séries imidazolidina, tiazolidina e acridina, e seus análogos estruturais bioisósteros. Era Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (http://www.ufpe.br/gpit), cujos esforços concentram-se na descoberta, desenvolvimento e inovação de fármacos e medicamentos anticâncer, neuroativos, anti-hipertensivos, antidiabéticos, antiinflamatórios, analgésicos e antiparasitários, e no desenvolvimento de rotas sintéticas de fármacos genéricos de interesse para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Professora Suely tinha interesse em temas relacionados a desenvolvimento econômico e social. Era Líder, também, do Grupo Integrado de Estudos e Pesquisas em Economia da Saúde (GIEPES), que possui como objetivo investigar a gestão e a economia da saúde no País.

Tinha grande preocupação em propiciar um espaço de discussão e aprendizado em sintonia com os objetivos da Política Nacional de Saúde (PNS) e da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS), somando-se aos esforços de articular os setores da saúde, da educação e da ciência e tecnologia, reconhecendo a força imanente dos usuários, dos trabalhadores, dos prestadores e dos gestores do SUS para melhoria da saúde da população brasileira. Mantinha uma amistosa e estimulante colaboração técnico-científica com pesquisadores de instituições acadêmicas internacionais, nacionais e da própria UFPE.