Nomeados novos integrantes do Conselho Superior da Facepe

Recife, 20 de outubro de 2009

O Governador, Eduardo Campos, nomeou os dois novos integrantes do Conselho Superior da Facepe. São eles: Fernando José Freire (UFRPE) e Ana Cristina Brito Arcoverde (UFPE).  Os Conselheiros assumirão as vagas nas Áreas de Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A designação foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje.

A eleição desses representantes seguiu o disposto no inciso IV do artigo 11 do Decreto nº 29.971, de 01 de dezembro de 2006, Estatuto da Facepe.

O estatuto da Facepe prevê a formação do Conselho Superior da Fundação, sendo ele composto pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, na condição de membro nato; o Diretor-Presidente da Facepe; quatro conselheiros designados por livre escolha do Governador do Estado, entre pessoas de notória reputação científica e tecnológica, dentre os quais dois pesquisadores em atividade técnica nas entidades de pesquisa que integram a Administração Estadual; e quatro pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, representantes das instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado, designados pelo Governador.

A função de conselheiro é não-remunerada e o mandato é de três anos, vedada a recondução.

Conheça a composição atual do Conselho Superior

Membros natos:

  • Luciana Santos – Secretário de Estado da SECTMA
  • Diogo Ardaillon Simões – Diretor Presidente da FACEPE
Representantes das instituições de ensino e pesquisa nas quatro grandes áreas do conhecimento:

  • Prof. Anderson Gomes – área de Ciências Exatas e Engenharias
  • Profa. Suely Galdino – área de Ciências Biológicas e da Saúde
  • Profa. Ana Cristina Brito Arcoverde – área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Prof. Fernando José Freire – área de Ciências Agrárias

Membros nomeados dentre pessoas de notória reputação científica ou tecnológica:

  • Antonio Carlos Maranhão
  • Lúcia Carvalho Pinto de Melo
  • Davi Pereira de Santana (LAFEPE)
  • Viviane Colares Soares de Andrade Amorim (UPE)
Conheça um pouco mais dos novos membros do Conselho
Fernando José Freire:
Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985). Mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991) e Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Pós-Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Área de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas (1996/Atual). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Ciências do Solo) (2001/Atual). Orientador de Mestrado e Doutorado. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (2001/2004). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004/2008). Avaliador Institucional e de Cursos do Ministério da Educação (2006/Atual). Coordenador do REUNI da UFRPE (2009/Atual). Consultor ad hoc da Área de Ciências Agrárias I da CAPES (2009/Atual). Atuação profissional na Área de Agronomia, com ênfase em Avaliação da Fertilidade de Solos, especialmente nos temas relacionados a calagem e a gessagem, adubação fosfatada, níveis críticos e redução da fertilização nitrogenada em cana-de-açúcar pela contribuição da adubação molibdíca e fixação biológica de nitrogênio.

Ana Cristina Brito Arcoverde:
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1976), e graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda (1997), especialização em Metodologia do Serviço Social pela UFPE (1979), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), doutorado em Sociologie pela Université de Paris III – La Sorbonne-Nouvelle (1991) e pós-doutorado em Psicologia da Educação pela UnB (2007). Atualmente é professora Titular do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente com os seguintes temas: direitos sociais, trabalho, política pública, política de emprego e renda, questão social, informalidade, economia solidária, avaliação de políticas, família, desemprego, mercado de trabalho, educação e exclusão/inclusão.