Mudanças na Modalidade BFP (Bolsa de Fixação de Pesquisador) na FACEPE

BFP

Informamos que a modalidade BFP (Bolsa de Fixação de Pesquisador) passará por mudanças no regime de submissão e julgamento a partir de outubro de 2023. Essas mudanças foram implementadas em resposta a uma demanda da própria comunidade científica estadual e visam aprimorar o processo de concessão dessas bolsas.

Eis as principais alterações:

  1. Serão realizados 2 julgamentos anuais: A partir de outubro de 2023, a modalidade BFP deixará de ter julgamento em fluxo contínuo. Em vez disso, os julgamentos serão realizados duas vezes ao ano. Propostas submetidas até 15 de dezembro, serão julgadas em março e as bolsas aprovadas terão início em abril. As propostas submetidas até 15 de maio serão julgadas em agosto e terão  início em setembro do mesmo ano.
  2. Prazos importantes: As propostas cuja submissão for finalizada no Sistema AgilFAP até 30 de setembro de 2023 ainda seguirão o cronograma atual de submissão e julgamento. Porém, as propostas finalizadas entre 01 de outubro de 2023 e 15 de dezembro de 2023 serão julgadas no primeiro ciclo do novo regime, em março de 2024, com início em abril de 2024.
  3. Renovações das bolsas vigentes: As renovações das bolsas BFP que já estão em vigor (e as submetidas até setembro/2023) continuarão funcionando no regime antigo. No entanto, todas as novas bolsas concedidas a partir de abril de 2024 seguirão as regras do novo regime (com 2 julgamentos anuais).

A FACEPE reitera a importância de consultar o Sistema AgilFAP e atentar aos novos prazos e procedimentos para garantir que as propostas sejam submetidas e julgadas corretamente.

Dúvidas favor encaminhar para cientifica@facepe.br ou diretoria@facepe.br