Monitoria em divulgação científica para Centros e Museus de Ciência de Pernambuco.

Recife, 23 de julho de 2012.

A FACEPE, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (SECTEC), convida os Centros e Museus de Ciência, vinculados à Instituições públicas e privadas sem fins lucrativos de Pernambuco, federais, estaduais ou municipais que realizem exposições e outras atividades de divulgação e difusão das ciências a apresentarem propostas para obtenção de apoio a atividades de monitoria, na forma de quotas de bolsas da modalidade Bolsa de Cooperação Técnica (BCT).

As propostas devem ser encaminhadas à FACEPE pelo coordenador do projeto, via internet, por intermédio do Formulário de Solicitação de Auxílio à Realização de Cursos e Reunião Científica (modalidade ARC), disponível no Sistema AgilFAP na página eletrônica da FACEPE (http://agil.facepe.br), até o dia 31/08/2012.

A popularização da C&T é imprescindível para a melhoria de qualidade da formação educacional e para a cidadania na era do conhecimento. No entanto, é ainda limitado o número de espaços dedicados à divulgação científica e tecnológica no estado. Iniciativas recentes, como a criação de espaços científico-culturais e o apoio do MCT, da SECTEC e da FACEPE a projetos de divulgação científica, além de uma presença maior da ciência na mídia, precisam ser reforçadas e ampliadas. Os espaços científico-culturais, especialmente aqueles com características interativas, são relativamente poucos, apresentam distribuição muito desigual no nosso território e têm ainda pequena capacidade para promover a divulgação científica em grande escala.

Considerando a importância da existência dos museus e centros de ciência no estado e que, além disso, existe o interesse em expandir essa atividade com a implantação de novos espaços dessa natureza, a SECTEC decidiu ampliar essa oferta, mediante o lançamento da presente chamada.