Lançada a versão 2015 do edital de cooperação internacional Facepe-ANR

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e a Agence Nationale de la Recherche da França (ANR) convidam interessados a apresentarem propostas de projetos de pesquisa cooperativa nas áreas temáticas de Ciências Humanas e Sociais, Neurociências, Doenças Cardiovasculares e Metabolismo e Pesquisas Marinhas. Esta é a edição 2015 do edital de cooperação entre a Facepe e a ANR, que é aberto no âmbito do “Appel à projets générique 2015” (chamada genérica para projetos 2015) da agência francesa.

O objetivo do edital é apoiar a cooperação científica entre pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa no estado de Pernambuco e pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa da República Francesa. A chamada possibilita, também, a articulação com propostas de cientistas do estado de São Paulo, submetidas no âmbito do acordo da agência paulista Fapesp e a francesa.

A submissão das propostas será feita em duas etapas. Inicialmente, o pesquisador proponente da França deve apresentar uma pré-proposta de projeto de pesquisa cooperativa, redigida em inglês, e encaminhada exclusivamente à ANR até o dia 18 de novembro. Essas pré-propostas serão avaliadas exclusivamente pela agência francesa, que informará à Facepe quais foram selecionadas para apresentação de propostas detalhadas.

Uma vez que seus pré-projetos tenham sido selecionados, os coordenadores serão, então, convidados a apresentar – via Internet – proposta detalhada do projeto, simultaneamente à Facepe, pelo coordenador brasileiro, e à ANR, pelo coordenador francês. À Facepe as propostas detalhadas deverão ser submetidas através do preenchimento e envio do formulário de Solicitação de Auxílio a Projeto de Pesquisa (modalidade APQ da Facepe), disponível no sistema AgilFAP.

Os recursos globais destinados a este apoio chegam a R$ 1,5 milhão – oriundos do orçamento da Facepe – a serem desembolsados em 2015, 2016 e 2017. Cada projeto pode solicitar até R$ 750 mil da Fundação pernambucana.

Baixe o edital