Integrante da Câmara de Assessoramento e Avaliação da FACEPE é eleito membro da The World Academy of Science (TWAS)
O professor Francisco Tenório agora é membro da prestigiosa academia mundial de ciências por significativas contribuições para o aprimoramento do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e pelo impacto de seu trabalho em países em desenvolvimento.
A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), instituição vinculada a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, parabeniza o professor Francisco de Assis Tenório de Carvalho, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), por ter sido eleito membro da academia mundial de ciência: The World Academy of Science (TWAS). O resultado foi anunciado no último dia 14 e a posse oficial do professor ocorrerá em 1º de janeiro de 2025.
O pesquisador do Centro de Informática da UFPE integra a Câmara de Assessoramento de Avaliação da FACEPE, na área de Ciências Exatas. O reconhecimento internacional destaca a atuação do professor não apenas na pesquisa científica, mas também em contribuições significativas para o aprimoramento do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
A TWAS reconheceu o cientista pernambucano na área de “Quantum Information & Computational Sciences”, dentro da sessão de “Engineering & Computer Science”, por sua excelência científica e contribuições significativas à ciência mundial.
A organização internacional foi fundada em 1983 com o objetivo de promover a ciência em países em desenvolvimento, tendo sido criada sob a liderança do vencedor do Prêmio Nobel, o físico Abdus Salam. A instituição busca reconhecer e apoiar a excelência científica, assim como facilitar a colaboração entre cientistas e demais instituições. Além de promover pesquisas sobre desafios globais enfrentados por estes países, a Twas visa incentivar a cooperação científica internacional.
“Estou extremamente honrado e feliz por ter sido eleito pelos acadêmicos da TWAS, por conquistar essa posição acadêmica para a ciência da computação da UFPE e do Brasil, o que proporciona uma grande visibilidade internacional para a ciência pernambucana e brasileira”, declarou o professor Francisco.
Além de parabenizar o cientista pernambucano, a FACEPE também celebra a conquista do professor Tenório como um exemplo inspirador para os jovens pesquisadores em atuação no estado. Ressalta também que a titulação volta olhares para a importância do potencial transformador da ciência.
Para mais informações, acesse o link