Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco celebra, em 2024, seus 35 anos de existência

logo facepe 35 anos

Criada pela Lei Estadual N° 10.401/1989, através de um movimento da comunidade científica local, desde sua fundação, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) estabeleceu-se como referência no fomento à pesquisa, implementando princípios fundamentais como imparcialidade no atendimento e avaliação baseada no mérito.

Graças ao esforço das diversas gestões que estiveram à frente da instituição, o fomento à pesquisa científica e à inovação mostrou-se crucial na promoção do avanço do conhecimento, impulsionando projetos inovadores que contribuem significativamente para o crescimento sustentável do Estado e o bem-estar da população. Com isso, estimulamos uma nova geração de cientistas em diversas áreas do conhecimento.

Os projetos e bolsas selecionados pelos diversos editais são criteriosamente distribuídos em diversas áreas estratégicas que contribuem para o avanço do conhecimento e o progresso socioeconômico de Pernambuco. Essas distribuições refletem os atuais eixos de atuação da Facepe, que abrangem: Promoção da excelência em pesquisa e inovação; Formação, fixação e atração de recursos altamente qualificados; Pesquisa colaborativa; Estímulo à inovação tanto no setor empresarial quanto no governamental; e Apoio à equidade, diversidade e inclusão.

Ao longo do ano, apresentaremos diversas iniciativas que visam celebrar esta instituição tão querida pela comunidade acadêmica, que presta um serviço importantíssimo para a população pernambucana.

A abertura das atividades de celebração dos 35 anos será no dia 18 de março, às 18h, em uma sessão solene proposta pela deputada Simone Santana, médica pediatra que preside a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Alepe. Na mesma ocasião será lançada a revista da FACEPE, uma edição especial que trata sobre as mulheres na ciência.

Acompanhe nossos canais de comunicação e venha celebrar conosco essa conquista.