Fórum do Confap encerra com saldo positivo para a ciência, tecnologia e inovação

Recife, terça-feira, 23 de julho de 2013

Por Marcos da Silva

 

No Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que aconteceu durante todo o dia desta terça-feira, 23, no Hotel Golden Tulip, em Recife, os presidentes das faps, seus representantes e convidados discutiram assuntos de interesse mútuo, como a avaliação de programas em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a possibilidade de relacionamento com o Instituto Nacional da Produção Industrial (Inpi). Os presidentes destas instituições, respectivamente, Glaucius Oliva e Jorge de Paula Costa Ávila, estiveram presentes à mesa de debates.

À tarde, os membros do Confap puderam conhecer o que está sendo realizado nas instituições de fomento alemãs com a apresentação de Márcio Weichert, coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP); Christian Müeller, diretor, no Brasil, do Intercâmbio Acadêmico Brasil Alemanha (DAAD) e Vera Maria Peters, presidente da Sociedade Brasileira de Ciência de Animais de Laboratório (SBCAL).

Saldo positivo – O Fórum do Confap trouxe pontos positivos para as instituições de incentivo à ciência, tecnologia e inovação nacionais. “O acordo com o CNPq de novas edições do Pronex, Pronem e PPPs (respectivamente, Programa de Apoio a Núcleos de Excelência, Programa de Apoio a Núcleos Emergentes e Parcerias Público-Privadas) e a possibilidade de um acordo com a Alemanha são muito importantes. Muitas faps ficaram interessadas em fazer parcerias com agências de fomento daquele país, como o DAAD e DFG”, destacou o diretor-presidente da Facepe, Diogo Ardaillon Simões.

Para o vice-presidente do Confap, José Ricardo de Santana, dois pontos marcaram o encontro dos membros da instituição. “É relevante o apoio que o governo Eduardo Campos tem dado à ciência, tecnologia e inovação, e o empenho do Governo Federal, com a presença do ministro Marco Antonio Raupp em Pernambuco, durante a SBPC e Fórum do Consecti e Confap”. 

Participaram, também, do Fórum, a secretária executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Lúcia Assad; o presidente do Confap, Sérgio Gargioni; o diretor científico da Facepe, Arnóbio Gama; a diretora de inovação da Facepe, Fátima Cabral; entre outros.

“O foco deste encontro é o fortalecimento das parcerias, por meio dos convênios que as fapes já executam, como o Pronex, o Pronem e PPPs. É muito importante que as discussões sejam feitas pelos estados porque eles são essenciais para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, destacou Ana Lúcia Assad.

O próximo encontro do Confap foi agendado para os dias 10 e 11 de setembro, em Campo Grande (MS).