FACEPE recebe o pesquisador cearense Tarcísio Pequeno

facepe recebe visita de ex presindente da funcap

O ex-presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o pesquisador Tarcísio Pequeno, reuniu-se com a Presidente da FACEPE, Fernanda Pimentel, e o Diretor de Inovação, Leonardo Ferraz, para trocar experiências sobre iniciativas de sucesso em ciência, tecnologia e inovação

Para compartilhar expertises quanto a iniciativas de sucesso em ciência, tecnologia e inovação, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) recebeu, na última terça-feira (06), o ex-presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Tarcísio Pequeno. O pesquisador se reuniu com a Presidente da entidade, Fernanda Pimentel, e o Diretor de Inovação, Leonardo Ferraz.

Durante o encontro, tratou-se de iniciativas de sucesso em ciência, tecnologia e inovação, dentre estas, a implementação do programa Cientista Chefe no estado do Ceará, iniciativa criada pela FUNCAP durante a gestão de Tarcísio, que busca integrar o meio acadêmico à gestão pública. O projeto foi inspiração para o programa pernambucano Cientista Arretado, que terá investimento de R$10,5 milhões para inovação no setor governamental.

“A população só tem a ganhar com o fomento à integração entre academia e órgãos públicos, já que iniciativas de ciência, tecnologia e inovação trazem entregas de impacto em todas as áreas de atuação do Estado, o que se confirmou como caso de sucesso na experiência do Ceará”, afirmou a presidente da FACEPE, Fernanda Pimentel. “Essa troca de experiências também é fundamental para entendermos, a partir de um exemplo prático, quais os possíveis desafios e as soluções encontradas no Ceará para aprimorar os serviços fornecidos pelas instituições públicas”, completou Leonardo Ferraz.

Evento - O programa Cientista Arretado terá seu decreto assinado pela governadora Raquel Lyra nesta sexta-feira (10), às 11h, em evento aberto ao público no Cinema da Fundação/Porto Digital, no bairro do Recife. O objetivo da iniciativa é buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados no âmbito dos serviços públicos, por meio da parceria entre pesquisadores(as) de ICTs pernambucanas e o Governo do Estado.