Facepe lança Nº 6 da Revista Inovação e Desenvolvimento

A Revista Inovação e Desenvolvimento aborda nesta edição uma política pública que tem alcançado feitos consideráveis: os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). Sua atuação em lógica de redes colaborativas vem proporcionando conquistas importantes não apenas para as áreas às quais eles se debruçam, mas para a sociedade. Esta edição apresenta um recorte desse panorama mostrando artigos que visam apresentar ao leitor os resultados e os desafios, sobretudo os de ordem orçamentária, de alguns INCTS.

Este aspecto é o que trata a contribuição enviada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que destaca o papel das agências federais e estaduais no financiamento dos projetos. Também aborda o crescimento na produção de artigos e a disparidade entre o número de bolsas e matriculados na pós-graduação.

A inserção e a forma como Pernambuco vem fazendo parte dessas redes de pesquisa ao longo dos anos fazem parte de um artigo dedicado a colocar os investimentos, evolução e conquistas obtidas pelo estado a partir das ações da FACEPE apoiadas pelo governo. Há ainda descobertas surpreendentes que só a ciência pode proporcionar, a exemplo do INCT Fotônica, que investiga a capacidade da luz em gerar desenvolvimento tecnológico e bem-estar social. Leitores de códigos de barra, aparelhos médicos, gadgets. Objetos que estão intimamente ligados ao dia a dia da modernidade que tem unidades de luz (fóton) como componente crucial.

Por outro lado, não poderíamos deixar de voltar a abordar aquele que é considerado um dos maiores desafios atuais da humanidade: o controle da pandemia de Covid-19. A Academia Pernambucana de Ciências nos brinda com um artigo que debate a quebra temporária das patentes da vacina, o aumento na produção global dos imunizantes e na capacitação local.

 Clique aquiRevista da Facepe - Inovação e Desenvolvimento (6a edição) (1)-1_page-0001 para ler a revista