Facepe implanta Cartão BB Pesquisa para beneficiários de auxílios

22 de fevereiro de 2013

A Facepe está adotando um novo meio para a utilização dos recursos concedidos aos pesquisadores beneficiários de auxílios financeiros, em substituição às contas “tipo B” do Banco do Brasil (BB). É o cartão BB Pesquisa, cartão de pagamento emitido em nome da Facepe com a identificação do pesquisador (portador). O cartão visa a facilitar o uso dos recursos destinados ao incentivo à pesquisa.

A parceria com o Banco do Brasil para a implantação do cartão BB Pesquisa começou em 2011, em um período de experiência, atendendo aos pesquisadores cujos projetos foram aprovados no edital de “Apoio à Disponibilização para a Pesquisa de Laboratórios Multiusuários e de Acervos de Interesse Científico – 07/2010”. Neste ano de 2013, o uso do Cartão BB Pesquisa será estendido aos beneficiários dos editais “PPSUS – Rede” e “APQ – Facepe – 2012” – além do “Multiusuários e Acervos/2012” -, todos eles totalizando cerca de 200 pesquisadores.

Os pesquisadores receberão os cartões no momento da assinatura do Termo de Outorga do auxílio. Junto com os cartões, o beneficiário receberá, também, um manual contendo instruções para ativação do cartão e uma descrição dos serviços; a Chave J para acesso ao sistema ASP – Autoatendimento Setor Público do Banco do Brasil; e uma carta de apresentação ao Banco do Brasil para liberação do cartão e criação de senhas.  Para estes procedimentos, o pesquisador deverá aguardar o contato da Facepe via e-mail. Inicialmente, a Fundação convocará os beneficiários do “PPSUS – Rede”.

O “passo a passo” de utilização do cartão na Internet poderá ser consultado no tutorial disponível no site da Facepe (ver banner na homepage, ou acessar o endereço http://prezi.com/6xtqj_l3ier6/bb-pesquisa-facepe/?auth_key=b7c34d674959a9babf8873e71cd50e03359bc158&kw=view-6xtqj_l3ier6&rc=ref-25719313.

A elaboração do tutorial é de autoria do professor Marcos Galindo, docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPE e sua equipe. A implantação deste novo sistema contou, também, com a colaboração da gerente de Relacionamento Agência Setor Público Recife Banco do Brasil S/A, Sybelle Natalle Braga Chagas.

Com a utilização do sistema, a Facepe espera uma série de vantagens para o pesquisador e para a própria Fundação. “O BB Pesquisa trará maior comodidade para o usuário, quando comparado à utilização de cheques; além de maior transparência e rastreabilidade na utilização dos recursos e facilidade para a prestação de contas do auxílio. Em relação à Facepe, o cartão eliminará o risco de inscrição da agência no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos)”, revela o diretor-presidente da Facepe, Diogo Simões.