Facepe e Secretaria de Saúde encerram as discussões da Oficina de Prioridades do PPSUS

Recife, quinta-feira, 27 de junho de 2013

30 temas foram eleitos pelos pesquisadores para compor edital

 

Por Marcos da Silva

 

Terminou no final da tarde desta quinta-feira, 27, no auditório Pelópidas Silveira – do Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (Itep), na Cidade Universitária – a Oficina de Prioridades do Programa de Pesquisa para o SUS em Pernambuco (PPSUS), edição 2012. 

Produzido pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o evento reuniu, durante dois dias, pesquisadores, técnicos e gestores da área de saúde para definir as linhas que comporão o edital a ser lançado pela Facepe para a seleção de projetos de pesquisa que serão financiados pelo PPSUS. 

“Avançamos bastante no diálogo entre a gestão e os pesquisadores da saúde para fixar concessões entre o oportuno e o viável para a pesquisa nessa área. Com isso, é possível formar parcerias entre a Facepe e a Secretaria de Saúde de Pernambuco”, ressaltou o diretor-presidente da Facepe, Diogo Ardaillon Simões. 

Em um total de 300 temas apontados pelos participantes da Oficina, 30 deles foram escolhidos para compor as linhas de pesquisa da chamada do PPSUS. Cada um dos 30 problemas foi classificado pelos participantes da Oficina como de alta, média ou baixa magnitude, gravidade, complexidade, conhecimento. Enfermidades como fibrose cística, asma, doenças sexualmente transmissíveis e câncer foram algumas das prioridades eleitas. 

“A Oficina foi muito boa, tanto para os participantes quanto para a Secretaria de Saúde no sentido de podermos visualizar uma linha de pesquisa e atuação do Estado e dos municípios”, revelou a diretora de controle de doenças e agravos da SES, Roselene Hans. “Este espaço é muito importante para o diálogo entre os pesquisadores sobre a realidade da rede de saúde”, destacou a coordenadora de oncologia do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Jurema Teles. 

Cerca de 15 pesquisadores da área da saúde de Pernambuco participaram da Oficina de Prioridades do PPSUS. O diretor científico da Facepe, Arnóbio Gama, e a equipe técnica da Fundação, acompanharam as discussões do encontro.