Facepe e Secretaria da Mulher lançam sétima edição do Prêmio Naíde Teodósio

 

Edital recebe inscrições até 25 de maio e vai premiar estudos de gênero sobre classe social, raça, etnia, geração e orientação sexual das mulheres em Pernambuco

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e a Secretaria Estadual da Mulher abrem mais uma seleção pública destinada a premiar estudos de gênero. A sétima edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero (PNT) receberá inscrições até 25 de maio de 2014, via internet, nos sites da Secretaria da Mulher ou pelo Sistema AgilFap da Facepe.

O PNT tem por objetivo estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade, por meio da produção de textos, pesquisas, estudos e projetos que busquem contemplar as dimensões de classe social, raça, etnia, geração e orientação sexual das mulheres em Pernambuco. Poderão concorrer estudantes e docentes do ensino médio, técnico subsequente e superior – incluindo pós-graduandos -, além de instituições de ensino.

São cinco modalidades: artigos científicos, relatos de experiência pedagógica, projetos de experiência pedagógica, redações e roteiro para documentário digital de curta metragem. Serão distribuídos prêmios em dinheiro, que podem chegar a R$ 8 mil, auxílio da Facepe para Participação de Pesquisador em Congresso ou Reuniões no País (ACP), prêmio de R$ 20 mil para o ganhador da categoria documentário, tablets e assinaturas da Revista Continente.

O Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero tem como parceiros as secretarias estaduais de Educação (SEE), Ciência e Tecnologia (SECTEC), Planejamento e Gestão (SEPLAG), a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Veja todos os detalhes no edital