Facepe e MIT lançam versão 2014 de edital de cooperação científica, tecnológica e de inovação

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) lançam versão 2014 de edital de apoio à cooperação científica, tecnológica e de inovação entre pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa de Pernambuco e pesquisadores daquela instituição norteamericana.

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto de pesquisa e/ou intercâmbio e encaminhadas, simultaneamente, à Facepe e ao MIT, via internet, até o dia 22 de setembro de 2014. Podem submeter propostas pesquisadores doutores vinculados a instituições de caráter educativo, científico ou tecnológico, públicas ou privadas sem fins lucrativos, do estado de Pernambuco.

Para este edital será destinado um valor global de R$ 280 mil, oriundos do orçamento da Facepe, para os pesquisadores pernambucanos. Cada proponente poderá pleitear um valor individual de R$ 35 mil, e cada projeto aprovado terá o mesmo financiamento do MIT para a equipe norteamericana.

Também serão financiados pela Facepe passagens aéreas Brasil-EUA-Brasil, para missões pernambucanas de estudo, pesquisa e de docência, de curta duração, além de diárias nos EUA e seguro-saúde, obrigatório para cada pesquisador ou estudante brasileiro em missão ao Exterior.

Os projetos norteamericanos deverão ser encaminhados pelo coordenador estrangeiro ao à Facepe pelo coordenador pernambucano.
 
Estímulo à pesquisa em cooperação – No âmbito de acordos firmados com outras agências de fomento do Brasil e do Exterior, a Facepe tem buscado ampliar a participação de pesquisadores de Pernambuco em atividades de cooperação científica, mediante o apoio ao intercâmbio de pesquisadores e/ou o cofinanciamento de projetos de pesquisa cooperativa de classe mundial, elaborados e desenvolvidos por grupos de pesquisa de Pernambuco e de outros centros do País ou do Exterior.

Em parceria com a FAPESP (SP-Brasil) e a ANR (França), por exemplo, são financiadas pesquisas cooperativas relacionadas à mudança global e à microbiologia-imunologia. Com o Inria e o CNRS (França), apoia-se o intercâmbio na área de tecnologias da informação e comunicação. A cooperação com o MIT promove o intercâmbio em qualquer área do conhecimento.

Baixe o edital