Facepe e Accenture relançam edital de apoio a programa de formação qualificada em TI

Na chamada pública a Fundação e a empresa estimulam docentes e pesquisadores a apresentarem propostas de criação da formação

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), em parceria com a empresa Accenture do Brasil LTDA, estão relançando o Edital de Apoio a Cursos em Tecnologias da Informação para o Mercado Corporativo. A chamada oferece apoio financeiro à realização de um programa de formação de recursos humanos em TI, e nesta nova versão as submissões de propostas poderão ser realizadas até o dia 24 de março de 2014.

A iniciativa busca selecionar instituição de ensino e pesquisa que se disponha a, em parceria com a Accenture, oferecer um programa para proporcionar a estudantes de graduação ou profissionais recém- graduados do Estado formação qualificada e experiência prática no uso das linguagens de programação e tecnologias mais difundidas no universo de desenvolvimento de software para o mercado corporativo: Java, Testes e SAP/ABAP.

Os recursos do edital serão destinados ao financiamento de itens de custeio e capital necessários à realização do Programa de Formação, bem como à concessão de bolsas de estudo para os participantes dos cursos. Entre os itens financiáveis também estão serviços de terceiros, como remuneração aos instrutores participantes dos cursos, passagens e diárias. Desta forma, a instituição proponente da formação poderá contratar profissionais de empresas e instituições de fora de Pernambuco, caso não possuam a mão de obra qualificada em seu quadro.

Essa iniciativa é o primeiro resultado concreto de um programa permanente que a Facepe mantém para apoiar parcerias entre empresas e instituições de ensino e pesquisa situadas no Estado, o PITEC. O estímulo da Facepe consiste em oferecer recursos para o cofinanciamento do programa, em montante no máximo igual ao aportado pela própria empresa. 

“A iniciativa, ao mesmo tempo, faz com que as instituições de ensino e pesquisa locais interajam mais com empresas inovadoras, pernambucanas ou não, e com isso intensifiquem sua contribuição para o processo de inovação no ambiente produtivo”, explica o presidente da Facepe, Diogo Simões. No caso da parceria com a Accenture, o interesse é apoiar um programa de formação em três modalidades de tecnologias da informação de modo a aumentar a disponibilidade local de pessoas com essas qualificações, a fim de assegurar a sustentabilidade do crescimento da empresa.

As propostas devem ser encaminhadas à Facepe pelo coordenador do projeto, via Internet, por intermédio do Formulário de Solicitação de Auxílio à Realização de Cursos e Reunião Científica (modalidade ARC), disponível no Sistema AgilFAP.

Em sequência à apresentação de carta consulta da Accenture, a Facepe assinou com a empresa um acordo de cooperação no valor de R$ 424.800,00 para realização de 6 turmas das modalidades de tecnologias. A Facepe custeará 50% desse valor e a Accenture o restante. A instituição vencedora do certame assinará um convênio de cooperação com a Facepe e a empresa.

Com a participação ativa de seus técnicos no Programa de Formação de Talentos Accenture-Facepe, a Accenture pretende compartilhar com os participantes sua larga experiência na utilização de tais tecnologias para o desenvolvimento, implantação e integração de sistemas no Brasil e no mundo, contribuindo assim para a formação do capital humano indispensável ao crescimento do setor de TI em Pernambuco.

Baixe aqui o edital.

Mais informações pelo e-mail: rubia.oliveira@facepe.br