FACEPE divulga resultado do edital “PARQTEL Manufatura Avançada”
A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) aprovou cinco propostas para o edital 09/2016 – “PARQTEL – Manufatura Avançada” totalizando quase R$ 1 milhão em investimento para pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. A contratação das propostas aprovadas ocorrerá a partir de outubro de 2016.
Um dos projetos aprovados é o “Desenvolvimento de instrumentação embarcada para análise de exames parasitológicos com o emprego de visão computacional e computação nas nuvens” da UPE (Recife e RMR) tem a finalidade de criar um equipamento para realização de diagnóstico preciso e em tempo real a partir de imagens de lâminas utilizadas em exames. A princípio, o equipamento diagnosticará o Schitosoma Mansoni e poderá ser utilizado em postos de saúde ou centros de pesquisa de tratamento deste tipo de doença.
Na sequência, o “Órtese com Exoesqueleto controlado por interface cérebro-máquina para reabilitação neurológica” da UFPE (Recife), a “Plataforma inteligente para automação de testes na indústria 4.0” da UPE (Recife e RMR), o “Celuloss – Luminárias IOT LED em fibras naturais de celulose – metodologia para modelação, testes e desenvolvimento de novos produtos” da LABDESIGN e as “Redes de sensores baseados em rádio definido porsoftware para internet das coisas” da UFPE (Recife).
O edital tem como objetivo de apoiar pesquisas mediante apresentação de propostas para concessão de apoio financeiro para projetos a serem desenvolvidos no Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas (PARQTEL). Teve como temas projetos que preparem Pernambuco para uma nova revolução industrial nas áreas de Eletroeletrônicos; Desenvolvimento de sistemas embarcados; Equipamentos e soluções para setor automotivo; Geração e armazenamento de energias renováveis; Design e Modelagem de novos produtos resultantes de convergência dos setores de eletrônica, mecânica, TIC e design; Automação de Processos Industriais na área de Eletroeletrônica e Metal Mecânica; Desenvolvimento e teste de equipamentos de telecomunicações; e Desenvolvimento e teste de equipamentos médico-hospitalares, próteses e órteses.