Facepe apóia oferta de cursos de inglês na Unicap

12 de setembro de 2012.

Mais um acordo de Apoio à Formação em Línguas Estrangeiras para estudantes elegíveis para participarem do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do Governo Federal, foi assinado nesta terça-feira (11). O apoio da Facepe desta vez beneficiará a oferta dessa formação pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O acordo foi assinado na sede da Fundação, situada à Rua Benfica, 150, Bairro da Madalena, pela coordenadora do Intercâmbio de Graduação – Mobilidade Acadêmica – da Unicap, Profª Elizabeth Siqueira, e pela coordenadora de Gestão da Facepe, Ana Rosa de Andrade Lima.

“O edital lançado pela Facepe tem o objetivo de apoiar os estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) pernambucanas no desenvolvimento de suas competências em línguas estrangeiras, visando a facilitar sua adaptação no Exterior quando são selecionados pelo CsF. Ficamos muito felizes com a entrada da Unicap neste programa, pois trata-se de uma instituição com grande oferta de cursos de idiomas, além de ter uma localização privilegiada, no Centro do Recife”, declarou o Profº  Alfredo Arnóbio de Souza Gama, diretor Científico da Facepe.

Com o intuito de aumentar a participação de estudantes pernambucanos no CsF, a Facepe está apoiando a oferta de formação em línguas estrangeiras no meio universitário, propiciando a estudantes com bom aproveitamento acadêmico acesso a cursos de qualidade, e incentivando atividades de iniciação à docência em línguas estrangeiras para a multiplicação e qualificação de formadores.

O Programa de Apoio à Formação em Línguas Estrangeiras para Certificação de Candidatos ao CsF estimula as estruturas oficiais de extensão universitária a oferecerem cursos de línguas estrangeiras especialmente direcionados para os potenciais candidatos às bolsas no Exterior oferecidas pelo programa federal. Para os estudantes de graduação que atenderem aos critérios de elegibilidade e forem selecionados nesses cursos, a Facepe custeará integralmente a inscrição e as mensalidades.

Os recursos são aportados pela Fundação diretamente às estruturas de extensão universitária que tiverem proposta institucional aprovada no edital 01/2012, cabendo a elas fazer a seleção dos alunos beneficiários. “A Unicap organizou o curso em todos os níveis, contratando profissionais que são alunos da própria instituição”, explica a Profª Elizabeth.

Espera-se que a oferta desses cursos contribua, também, para ampliar a formação em línguas estrangeiras no ambiente universitário, sua focalização para fins acadêmicos, e sua articulação com atividades de pesquisa.

O CsF – O Ciência sem Fronteiras (CsF) é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional de pesquisadores. O programa prevê a concessão de até 101 mil bolsas em quatro anos. Um dos maiores desafios para o sucesso do CsF é o domínio de idiomas estrangeiros pelos potenciais candidatos, especialmente os estudantes, pois é necessário que demonstrem um nível estabelecido de proficiência nos idiomas oficiais dos países de destino, comprovado por meio de certificações específicas.